Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

23:18

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Vacinas

Vacinas

O Complexo Tecnológico de Vacinas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) garante a autossuficiência em vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde.

O instituto está voltado basicamente à produção de vacinas para DTP e Hib, febre amarela, Haemophilus influenzae tipo B (Hib), meningite A e C, poliomielite e tríplice viral.

DTP e Haemophilus influenzae tipo B (Hib)
O instituto produz DTP e Haemophilus influenzae b (Hib), também chamada tetravalente, que protege contra difteria, tétano, pertussis (coqueluche) e infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b.

Febre amarela
Biomanguinhos é reconhecido internacionalmente como fabricante da vacina febre amarela (antiamarílica). As preparações vacinais são obtidas em seus laboratórios, desde 1937, a partir da cepa atenuada 17D do vírus da febre amarela.

Haemophilus influenzae tipo B (Hib)
O instituto iniciou o fornecimento da vacina conjugada de Hib em 1999. Esse imunizante protege contra infecções graves causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite e pneumonia.

Meningite A e C
A produção da vacina meningocócica AC, em Biomanguinhos, é realizada desde a década de 1970, a partir de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Mérieux, da França.

Poliomielite
A vacina usada no país é produzida por Biomanguinhos, a partir do concentrado viral monovalente (bulk) importado, segundo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). São utilizadas as cepas de vírus atenuados Sabin tipos I, II e III, propagadas em cultivo de célula diplóide humana (MRC5).

Tríplice viral
Um acordo de transferência tecnológica entre Biomanguinhos e a empresa GlaxoSmithKline, em outubro de 2003, resultou na produção da vacina sarampo, caxumba e rubéola (chamada Tríplice Viral), até então o único imunobiológico presente no calendário básico de vacinação ainda importado pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Fiocruz

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ