Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

22:40

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Tecnologia » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Universidade gaúcha instala estação russa do Glonass

 Universidade gaúcha instala estação russa do Glonass

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, assinou convênio com o governo russo e com a companhia russa Open Joy Stick, que será a responsável pela gestão de projeto de tecnologia que incluindo a instalação de uma estação do sistema de posicionamento global Glonass no campus da instituição.

O acordo ocorreu na Feira Internacional de Defesa e Segurança, a LAAD 2015, que se realizou a semana passada no Rio de Janeiro.

De acordo com o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o projeto possibilitará o desenvolvimento científico e tecnológico coordenado por um grupo de pesquisadores nas áreas de Ciências Rurais e Tecnológicas, tornando a estação o segundo ponto de base terrena do sistema Glonass da América Latina.

A estação do Glonass instalada no campus da Universidade de Brasília (UnB) foi a primeira do gênero instalada fora da Rússia.

“Trata-se de um acordo de cooperação, um convênio muito importante para a nossa universidade, porque envolve pesquisa e ensino e atividades de extensão, e que se estabelece a partir da criação de uma base terrena em Santa Maria, que junto com Brasília pretende dar cobertura de sinal para toda a América Latina.”

Desdobramento – Segundo Burmann, a parceria possibilita à Universidade a criação de outros cursos nos setores de Engenharia de Telecomunicações e Aeroespacial, e os estudos desenvolvidos pelos profissionais da instituição ajudarão no incremento tecnológico do Sul do país, além do desenvolvimento de um sistema de geoposicionamento por parte da UFSM.

“O que temos na Universidade”, diz o reitor, “é um conjunto de especialistas no assunto que trabalham no desenvolvimento de muitas outras ações a partir da implantação da estação Glonasss, além da criação de dois cursos na área tecnológica, fazendo com que a instituição se transforme cada vez mais num grande polo de desenvolvimento tecnológico na Região Sul”.

Pelo convênio, o governo russo custeará duas bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação e pós-graduação, além de quatro bolsas para pesquisadores da UFSM.

Fonte: Sputniknews

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ