Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

16:07

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Ciência » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Seminário reúne jovens pesquisadores mineiros em Belo Horizonte (MG)

Seminário reúne jovens pesquisadores mineiros em Belo Horizonte (MG)

A Iniciação Científica no contexto do Programa Ciências sem Fronteiras é o tema da palestra que o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Paulo Sérgio Lacerda Beirão, profere nesta quinta-feira (29) no 3º Seminário Estadual de Iniciação Científica, que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estádio de Minas Gerais (Fapemig), promove em Belo Horizonte (MG).

O evento, programado para dois dias objetiva debater e incentivar a vocação científica de estudantes mineiros. “A iniciação científica visa a motivar e despertar o interesse do jovem para a ciência e tecnologia, contribuindo para a melhoria da educação nacional ao estimular, já em nível do ensino médio, a vocação para a ciência”, destaca o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges. Participam do seminário cerca de 200 estudantes e seus coordenadores de 71 instituições de ensino do estado, todos bolsistas de Iniciação Científica da instituição. Eles apresentarão seus projetos a uma comissão julgadora que premiará os três melhores trabalhos.

Na sexta-feira (30), a programação tem início às 9h com a mesa redonda O papel da Iniciação Científica na formação do pesquisador, seguida de um debate. Depois, a estudante Júlia Soares Parreiras, vencedora da 23ª edição do Prêmio Jovem Cientista categoria ensino médio, apresenta um case sobre a importância do contato com a pesquisa na juventude. Ao final do evento, serão premiados os três melhores trabalhos nas categorias BIC Junior (ensino médio) e BIC (graduação).

Jovens pesquisadores

O seminário é parte da programação comemorativa de 25 anos da Fapemig. A Fundação é a única agência de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Estado. Hoje, ela é também uma das principais agências de fomento do país. Com orçamento que ultrapassa os R$ 280 milhões, seus recursos são investidos no financiamento de projetos, concessão de bolsas, intercâmbio de pesquisadores, divulgação científica, interação com empresas entre outros.

O apoio à iniciação Científica é parte das atividades da Fapemig. Só em 2010 ela destinou mais de R$ 13 milhões à iniciativa. A modalidade Iniciação Científica Junior (Bic-Jr) - destinadas aos alunos de ensino médio - em parceria com o CNPq, concedeu, só no ano passado, 1.273 cotas de bolsas (450 CNPq e 823 Fapemig). Essa iniciativa é baseada no sucesso da iniciação científica em nível da graduação (Pibic), que tem demonstrado, ao longo dos anos, ser uma das atividades responsáveis pela melhoria dos cursos de graduação e a melhor forma de gerar quadros para a pós-graduação no país, reduzindo o tempo de formação de pesquisadores. Na modalidade iniciação científica na graduação, em 2010, a Fapemig concedeu 3.064 cotas a 71 instituições mineiras.

Fonte: mct

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ