Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

22:45

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Educação » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Seminário gratuito vai debater os rumos do livro e da leitura no Brasil

Seminário gratuito vai debater os rumos do livro e da leitura no Brasil

A Editora Fiocruz vai apresentar um seminário para debater os rumos da leitura e do livro no mundo contemporâneo. O futuro do livro é o livro vai acontecer de 6 a 8 de novembro, na Academia Brasileira de Letras (ABL), e é gratuito. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição (as vagas são limitadas).

O seminário, que celebra os 20 anos da Editora, ocorre em momento oportuno, quando muito se tem falado sobre o fim do livro. Contrariando as previsões mais pessimistas, o mercado editorial se mantém firme, embora necessite cada vez mais investir em estratégias para compreender as necessidades e atender às expectativas do leitor contemporâneo. Discutir essas questões é o objetivo central do seminário, que reunirá nomes de peso de variados campos do saber.

“Nada melhor para comemorar os 20 anos de uma Editora de abordagens multidisciplinares na Saúde do que refletir sobre e valorizar o próprio objeto onde materializa suas produções: o livro. É a melhor forma de contemplar leitores, bibliotecários, profissionais do livro, mas também autores, editores, Conselho, a própria equipe e, ainda, a instituição que nos abriga”, afirma o editor executivo da instituição, João Carlos Canossa Mendes.

Temáticas

Na conferência de abertura, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa, abordará a formação de autores e leitores no âmbito da valorização da cultura do livro. Novas tecnologias, acesso livre, a produção coletiva do conhecimento e o livro como bem cultural são outros temas que estarão em destaque durante o seminário. O convidado internacional John B. Thompson, professor de sociologia da Universidade de Cambridge, falará sobre o estudo que originou o livro Mercadores de Cultura, recém-lançado em português pela Editora Unesp.

Thompson parte do diagnóstico de que uma conjunção de pressões econômicas e tecnológicas vem forçando as editoras a alterar suas práticas e a refletir profundamente acerca do futuro dos livros. O pesquisador contextualiza historicamente esses desafios e analisa as transformações do mercado editorial, dissecando os papéis de publishers, agentes e livreiros, entre outros. A palestra do professor de Cambridge terá tradução simultânea.

O evento contará, ainda, com as presenças da presidente da ABL, Ana Maria Machado; do diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Lívio Amaral; do secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto; e do presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), João Canossa, também editor executivo da Editora Fiocruz. A Fiocruz também estará representada por seu presidente, Paulo Gadelha, e pela vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade Lima.

Ao final do seminário, serão emitidos certificados aos participantes e haverá coquetel de lançamento de livros.

A programação completa do evento está on-line.

Mais informações sobre o evento no site da Editora, pelo e-mail editora20anos@fiocruz.br ou pelos telefones (21) 3882-9041 e (21) 3882-90

Fonte: Editora Fiocruz

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ