Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

18:47

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Política » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Seminário Evolução Política da Sociedade Brasileira

 Seminário Evolução Política da Sociedade Brasileira

Revisitando os processos políticos nacionais à luz dos contextos econômico, social e político do momento dos acontecimentos.

O presente cenário brasileiro evoca preocupações e incertezas quanto à possibilidade de se atingirem condições de estabilidade política em curto prazo. Inversão de valores e manifestações de indignação são apenas parte da expressão de um quadro caótico implantado anos a fio por grupos representativos de forças dominantes na política nacional. Tal quadro está levando a um significativo descrédito nas instituições democráticas, com risco de colocar em cheque a nossa própria existência como Nação.

Tais fatos vêm demonstrar a emergencial necessidade de o povo brasileiro se engajar decididamente na luta pela reconstrução de nosso país. Nota-se claramente, entre os cidadãos, uma ânsia, um clamar, por reconquistar o orgulho de ser brasileiro. Observam-se, especialmente, nesses indivíduos, o desejo de entender os percalços porque estamos passando e uma forte vontade de poder agir para por o país em rota de crescimento com desenvolvimento e oportunidades para todos.

E é visando colaborar com subsídios para esta tarefa grandiosa que o seminário ora proposto, sobre Evolução Política da Sociedade Brasileira, é oferecido. O objetivo principal é discorrer sobre os fatos políticos mais relevantes que envolveram nossa terra, nossa gente, nossas elites. Para tanto, o seminário foi concebido com base numa abordagem histórica, pela qual se busca examinar a interdependência entre os processos internos e externos em sua articulação com as forças políticas predominantes em nosso país. Por este motivo, o seminário prioriza o reconhecimento de que qualquer evento histórico só pode ser apropriadamente analisado a partir da compreensão adequada a respeito das influências e das ideologias da época dos acontecimentos, em vez de se empregarem referenciais teóricos de hoje, sob o risco de se produzirem interpretações seriamente distorcidas ou enviesadas.

Assim, o seminário se inicia tecendo considerações sobre a formação da cultura política na sociedade brasileira, elemento seminal para o entendimento do nosso comportamento como cidadãos. Segue apresentando a influência das ideologias políticas na conformação das turbulências que antecederam o regime instalado a partir de 1964. Prossegue desvelando aspectos cruciais inscritos nos fenômenos que ocorreram como desdobramento do movimento civil-militar de 1964. A seguir, pontua os principais processos vivenciados no penoso caminho de transição para o restabelecimento de uma normalidade democrática e os resultados do projeto social-democrata. E, por fim, debruça-se sobre o passado recente de nossa república, procurando esmiuçar os sonhos e os resultados das políticas públicas colocadas em prática nos últimos 14 anos, procurando ainda estabelecer cenários possíveis para 2018.

Acr Seminário, valiosa contribuição estará sendo disponibilizada para que cada participante elabora uma reflexão própria sobre a realidade política brasileira atual e sobre quais os melhores edita-se que, a partir das palestras e debates proporcionados pela realização deste meios de se envolver e atuar politicamente para erigir o país que todos queremos.

Dias 14 e 15 de MARÇO DE 2017

PROGRAMAÇÃO

Dia 14/03/2017 (Terça- feira); Local : Auditório da ADESG SP

Horário Tema Palestrante
18:30 - 18:45 Credenciamento ADESG SP
18:45 - 19:00 Abertura ADESG SP
19:00 - 19:40 Formação da cultura política na sociedade brasileira Prof. Osvaldo
19:40 - 20:20 Ideologias e seus reflexos no período 1930 a 1964 Prof.Heck
20:20 - 21:00 Desdobramento pós-1964: da interinidade e do dever de Estado Prof. Louzada
21:00 - 21:10 Coffee Break ADESG SP
21:10 - 22:00 Debates Prof. Osvaldo, Prof. Heck, Prof. Louzada


Dia 15/03/2017 (Quarta-feira); Local: Auditório da ADESG SP

Horário Tema Palestrante
18:30 - 18:45 Credenciamento ADESG SP
18:45 - 19:00 Abertura ADESG SP
19:00 - 19:40 O projeto de redemocratização: da anistia às Diretas Já e a conturbada transição Prof. Raposo
19:40 - 20:20 O triunfo neoliberalismo dos anos 90 no mundo e a experiência social-democrata no Brasil Prof.Osvaldo
20:20 - 21:00 Um país de Todos: desenvolvimento social ou ilusão? O "impeachment" e as perspectivas até 2018 Prof. Heck
21:00 - 21:10 Coffee Break ADESG SP
21:10 - 22:00 Debates Prof. Osvaldo, Prof. Heck, Prof. Louzada

Fonte: Assessoria de Comunicação

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ