Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

11:01

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Internacional » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Secretário do Interior dos EUA visita a ANP e diz que deseja estreitar relações no setor de petróleo e gás

Secretário do Interior dos EUA visita a ANP e diz que deseja estreitar relações no setor de petróleo e gás

A diretoria colegiada da ANP recebeu a visita do secretário do Interior dos Estados Unidos, Kenneth Salazar, nos escritório central da Agência, no Centro do Rio de Janeiro. Na reunião com o diretor-geral, Haroldo Lima, e os diretores Magda Chambriard e Allan Kardec Duailibe, o representante norte-americano disse que existe grande interesse por parte do presidente Barack Obama em estreitar o relacionamento com o Brasil no setor de petróleo e gás, especialmente em segurança operacional das plataformas offshore.

Segundo Kenneth Salazar o Brasil como líder em petróleo e segundo colocado na produção de gás offshore tem uma experiência reconhecida internacionalmente operação de plataformas offshore e é visto como interlocutor essencial para a cooperação relativa à segurança operacional e na produção em águas profundas. O representante do governo americano lembrou a gravidade do incidente ocorrido ano passado no Golfo do México . Ele afirmou que a troca de experiência e informações serão muito benéficas para ambos países.

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, disse que por parte do governo brasileiro também existe um grande interesse em estreitar as relações, especialmente no setor de petróleo e gás. Segundo ele, o segmento de petróleo e gás vive um momento especial no Brasil, com o PIB do setor passando de 2% para mais de 10% do PIB nacional nos últimos 11 anos. Haroldo Lima também destacou os aprimoramentos na regulação da segurança operacional a partir de 2003, feita, principalmente, com base na experiência adquirida com os incidentes ocorridos em 2001 e 2002. O diretor-geral da ANP ainda fez um resumo sobre o regime de partilha, para a área do pré-sal, e sobre o regime de concessão, mantido para as demais áreas com possibilidades de petróleo e gás.

Já a diretora Magda Chambriard apresentou um panorama sobre a situação de exploração e produção de petróleo no Brasil e falou sobre o potencial do pré-sal e da zona equatorial da costa brasileira. O diretor Allan Kardec Duailibe chamou a atenção para o desenvolvimento e as perspectivas dos biocombustíveis no Brasil. Ele atribuiu as dificuldades momentâneas com o etanol ao extraordinário crescimento da demanda do combustível nos últimos anos.

O secretário do Interior dos Estados Unidos aproveitou para convidar a ANP para participar de uma conferência de autoridades em energia que acontecerá em Washington, em abril, no qual serão discutidas medidas preventivas, regulação e melhores práticas para evitar novos acidentes com grande derramamento de óleo, como o ocorrido no ano passado no Golfo do México.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ANP

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ