Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

00:59

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Saudação aos novos oficiais-generais do Exército

Saudação aos novos oficiais-generais do Exército

Senhores Generais de Brigada recém-promovidos!
Nosso Comandante os saúda, comungando da alegria de suas vitórias em mais uma cerimônia de promoção, recheada de simbolismos, na História do Exército Brasileiro. História que já está escrita e que permeia a evolução do Exército desde 1648. Cabe-lhes, agora, escrever o que será História. E ao fazê-lo, cuidar para que dela possam se orgulhar nossos sucessores. A História não tem presente, e o sucesso não está no futuro.

Estejam atentos! Vivemos tempos de mudança. Mudança não é fato novo, é fenômeno permanente. O que hoje nos desafia é a maneira como ela nos defronta. De incremental e passível de previsão tornou-se descontínua, veloz e imprevisível. Seu ritmo demanda aprendizado contínuo e impõe atenção permanente. Quem não acompanha a conjuntura descontextualiza-se, fica para trás, avalia mal, decide mal, desperdiça oportunidades e pode ficar planejando o que já está feito. Os princípios que regem o emprego dos meios – objetivo, simplicidade, manobra, massa, economia de forças, dentre outros – somente têm valor se adaptados às circunstâncias. Analisar bem a situação, em cada caso particular, constitui-se, portanto, missão essencial do general. A maneira criteriosa como ele as interpreta, avalia e explora, contribuirá para a vitória. Se as ignorar, avaliar mal ou negligenciá-las colocará em risco a missão e a vida dos seus subordinados. É sobre as circunstâncias que se deve construir a ação.

Estejam atentos! O fim da ordem bipolar, acompanhado do surgimento de novos atores globais, do inverno econômico europeu e da primavera de liberdades árabes, veio relembrar a enorme complexidade do mundo. Para o BRASIL, a importância do entorno estratégico ganhou vigorosa legitimidade, e a diversificação de atores, renovado interesse. Assim sendo, temos que continuar fazendo o giro do horizonte do mais próximo para o mais afastado. Por isso, nas fronteiras, que nos unem aos nossos vizinhos, está o nosso Soldado – na solidão da floresta, no pantanal e nos pampas – hasteando a bandeira do Brasil, como guardião da integridade territorial, sentinela da paz e pioneiro da cooperação.

Estejam atentos! A sociedade investe em seu Exército pela confiança, imprescindibilidade e pronta-resposta que o caracteriza. A credibilidade que a sociedade nos empresta pertence a ela. Temos que agir de forma a preservá-la e a conquistar os 28% da população brasileira que ainda não nos conhecem – porque quem conhece o Exército nele confia.

Estejam atentos! O mesmo juramento sagrado do Soldado, que nos irmana na defesa da honra, da integridade e das Instituições do BRASIL, nos dignifica na obediência às ordens das autoridades a que estivermos subordinados.

Estejam atentos! O País precisa do seu Exército com moral elevado e sempre respeitado. Nesse sentido, o sucesso da estratégia da dissuasão é pacificação que o respeito conquista, não apanágio do uso da força. Mas, como líderes estratégicos, os senhores também têm a percepção de que “não se pode ser pacífico sem ser forte". Portanto, o Exército precisa dispor de um poder que dissuada, garanta, mas não intimide – um poder brando.

Estejam atentos! Temos que preparar nossos sucessores com a convicção de que os que nos sucederão precisam nos superar para que o Exército prossiga na sua evolução e vença os desafios do futuro. Sejam obstinados nessa preparação. No mesmo contexto, nunca esqueçam que a missão nos impõe sacrifícios. Nesse mister, o Marechal Rondon é exemplo eloquente de superação.

Estejam atentos! Somos o Exército de Caxias, com alma de Soldado, honra, valores e tradição. Somos uma Instituição que aprende e se aperfeiçoa. Somos a evolução dos que nos antecederam. Somos portadores de um patrimônio anímico para aqueles que nos sucederão.

Por fim, eis os senhores avançando em sua carreira de Estado: permanente correção, perseverança, disciplina, entusiasmo, dedicação e fé. Foi por reconhecer nos senhores esses predicados que o Alto-Comando os elegeu entre tantos outros igualmente capazes; o Sr Comandante do Exército ofereceu seus nomes ao Sr Ministro da Defesa; e, acolhendo-os, a Sra Presidenta da República os promoveu ao primeiro posto do generalato – ações sucessivas, que ora festejamos com todo o simbolismo e emoção dessa conquista. Tal qual um atleta, os senhores devem seus sucessos aos seus esforços. Embora, imagino, tenham a quem agradecer.

Esta é a mensagem que me coube transmitir-lhes com o aval do Sr Comandante do Exército.

Assim, unindo nossa alegria a dos seus familiares e amigos, cumprimento-os pela vitória alcançada. Que Deus continue a iluminá-los na jornada que começam a empreender!

Parabéns senhores Generais!
Muito obrigado pela presença e atenção de todos.

Brasília, 8 de maio de 2012.

General de Exército JOAQUIM SILVA E LUNA
Chefe do Estado-Maior do Exército

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ