Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

15:49

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Segurança » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Rio 2016: Defesa realiza exercício para eventuais casos de contaminação química

Rio 2016: Defesa realiza exercício para eventuais casos de contaminação química

O Ministério da Defesa realiza uma atividade interagências com o objetivo de testar protocolos a serem utilizados no caso de uma contaminação química, biológica, radiológica ou nuclear durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.


Além de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o Exercício de Evacuação Aeromédica, que acontece na Base Aérea dos Afonsos, também envolve o Ministério da Saúde, o Corpo de Bombeiros e outras instituições.

Para a atividade, aberta à imprensa, será simulado um cenário de incidente químico durante uma competição esportiva. A simulação envolve o transporte aéreo das eventuais vítimas para as unidades de saúde especializadas nesse tipo de atendimento, com três aviões da Força Aérea Brasileira: H-36 Caracal, o C-130 Hércules e o C-105 Amazonas.

“A atuação na chamada ‘zona quente’, que é a área contaminada, é essencial para testarmos nossa capacidade de pronta resposta e aperfeiçoarmos continuamente nosso procedimento de atuação interagências”, explica o assessor de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Ministério da Defesa, coronel Chamon De Lamare.

Outra importância da atividade, segundo o coronel, é a etapa pós-evacuação, que envolve a descontaminação da aeronave e da tripulação envolvida no resgate. Esse tipo de atuação interagências foi testado na prática em novembro do ano passado, quando as Forças Armadas atuaram no transporte de um paciente com suspeita de ebola.

Durante toda a operação, foi seguido o protocolo dos ministérios da Defesa e da Saúde e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro para Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério da Defesa

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ