Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

23:43

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Reunião integra Comandantes de Exército do Mercosul e Associados

Reunião integra Comandantes de Exército do Mercosul e Associados

O Brasil sediou a XI Reunião do Comitê de Comandantes de Exército dos Países do Mercosul e Associados (XI RCEMA). O evento, que se iniciou no dia 22 de novembro, foi realizado na cidade de Salvador e estendeu-se até o dia 25.

No dia 23 de novembro, o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, declarou oficialmente aberta a seção plenária, presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General-de-Exército Enzo Martins Peri. Também se fizeram presentes à reunião os Comandantes de Exército da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Equador. Os três primeiros países, juntamente com o Brasil, integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul) como países membros e os demais, associados.

O Ministro Celso Amorim, em seu discurso, enfatizou os benefícios da integração entre os Exércitos dos países da América do Sul, a partir de uma política de cooperação e diálogo. O Ministro comentou ainda que os campos industrial e tecnológico oferecem boas perspectivas quanto ao intercâmbio de conhecimentos e de experiências, com destaque para a Cibernética, assunto de interesse mundial.

O tema base da XI RCEMA consistiu nas oportunidades de cooperação entre os Exércitos membros e associados nas áreas Científico-Tecnológica, Indústria de Defesa, Engenharia de Construção, Operações de Paz, Educação e Cultura, dentre outras. Além disso, as palestras realizadas pelo Exército Brasileiro durante a reunião englobaram experiências adquiridas na Operação Arcanjo (referente à ocupação dos Complexos do Alemão e da Penha) e na segurança dos 5º Jogos Mundiais Militares. Também foi tema de debate o Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), projeto brasileiro que tem como finalidade aprimorar a segurança do Brasil na faixa de fronteira, bem como compartilhar informações com os países fronteiriços, especialmente os amazônicos.

Reuniões dessa natureza ocorrem uma ou duas vezes por ano. O próximo encontro entre os Comandantes de Exército do Mercosul e associados está previsto para o segundo semestre de 2012, em local a ser definido pelos países participantes.

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ