Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

16:59

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Tecnologia » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Reunião do Brics discute cooperação e financiamento à pesquisa

 Reunião do Brics discute cooperação e financiamento à pesquisa

A 3ª Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reúne-se em Moscou, na Rússia. No encontro, está previsto o lançamento do Plano de Trabalho do Brics em Ciência, Tecnologia e Inovação para o período 2015-2018.

O plano estabelece cinco áreas prioritárias para cooperação entre os países: Tecnologias Geoespaciais e suas Aplicações para o Desenvolvimento; Astronomia; Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Recursos Hídricos e Tratamento de Poluentes; Energias Novas e Renováveis e Eficiência Energética.

O Plano prevê ainda a criação do Fórum de Jovens Cientistas, com a primeira reunião marcada para março de 2016, além de dois grupos de trabalho para discutir o financiamento à ciência, tecnologia e inovação e as grandes infraestruturas de pesquisa.

Também está previsto o lançamento da Plataforma de Redes de Pesquisa e Inovação do Brics, que objetiva facilitar a colaboração de pesquisadores dos cinco países e contribuir para o aumento da participação de empresários, academia e outros atores no desenvolvimento da C,T&I.

O Plano de Trabalho também estabelece o lançamento de Chamadas Multilaterais Conjuntas para Projetos de Pesquisa nas áreas prioritárias e de Chamadas Conjuntas em Inovação, para gerar novos conhecimentos, produtos, serviços e processos inovadores nos países do grupo, com foco na cooperação entres empresas e indústrias.

Na Reunião Ministerial se realizam ainda a Cúpula Global das Universidades do Brics, o Open Innovation Forum e sessão sobre Desenvolvimento da Inovação, que tem a participação do primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Celso Pansera, será representado pelo chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI, embaixador Carlos Henrique Cardim.

Ao final do encontro, os cinco países assinam a Declaração de Moscou de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: MCTI

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ