Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

04:02

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Internacional » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Quadro econômico internacional incerto e delicado preocupa bancos centrais da América do Sul

Quadro econômico internacional incerto e delicado preocupa bancos centrais da América do Sul

Os presidentes de dez bancos centrais (BCs) da América do Sul, divulgaram comunicado conjunto ao fim do encontro, no qual avaliam que em um quadro econômico internacional “ainda incerto e delicado”, é importante manter atenção especial ao crescimento da liquidez externa decorrente de medidas de estímulo monetário em economias avançadas, como a do Japão e a dos Estados Unidos.

Essa atenção especial se justifica, de acordo com o comunicado, devido “aos possíveis efeitos [dessas medidas de expansão monetária] sobre as taxas de câmbio e a estabilidade financeira das economias emergentes”.

Os presidentes dos BCs externaram que seus países têm “logrado evitar uma deterioração das condições econômicas”. Eles esperam que, este ano, as economias de seus países apresentem uma “melhora de seu crescimento médio”.

A inflação também foi objeto de discussão durante a 25ª Reunião de Presidentes de Bancos Centrais da América do Sul. Segundo eles, embora a inflação esteja sob controle, ela “requer vigilância permanente”, em razão, principalmente, de choques externos.

Na próxima reunião, programada para outubro deste ano, na Bolívia, deverão ser apresentados estudos sobre a evolução dos preços dos ativos e sobre critérios para avaliação do comportamento do crédito, a cargo, respectivamente, dos bancos centrais do Chile e da Colômbia.

Fonte: Alana Gandra/Repórter da Agência Brasil

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ