Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

19:57

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Educação » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Projeto Água abre inscrições para cinco cursos sobre recursos hídricos

Projeto Água abre inscrições para cinco cursos sobre recursos hídricos

O projeto Água – Conhecimento para Gestão está com inscrições abertas para cinco cursos gratuitos, que oferecem um total de 480 vagas para um público-alvo formado por membros de comitês de bacia e agentes gestores de recursos hídricos. As capacitações tratam dos seguintes assuntos: Comitê de Bacia: o que É e o que Faz; Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos; Alternativas Organizacionais para Gestão dos Recursos Hídricos; Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água; e Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos.

Todas as capacitações são na modalidade a distância, disponibilizam certificado aos participantes que concluírem as atividades e possuem uma carga de 20 horas. O projeto é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional.

O único curso com inscrições até 7 de julho, é a capacitação Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? Com 120 vagas, o curso visa a ampliar o entendimento dos alunos sobre as atribuições e responsabilidades desse tipo de colegiado e incentivar a participação da sociedade em geral na gestão de recursos hídricos. As atividades devem ser realizadas de 15 de julho a 11 de agosto – o aluno também pode concluir antes, dependendo do seu desempenho.

Os demais quatro cursos recebem inscrições até 14 de julho e acontecerão entre 29 de julho e 1º de setembro. Com 120 vagas, a capacitação sobre Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos tem como objetivo oferecer aos participantes informações sobre os diversos aspectos que dizem respeito à outorga, instrumento de gestão contido na Política Nacional de Recursos Hídricos.

Outro curso com 20 horas a distância e com 120 vagas é o de Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água, cujo objetivo é ensinar o processo de organização dos diversos tipos de planos de recursos hídricos e enquadramento de corpos de água para uma melhor gestão da água.

Com 60 vagas, o curso Alternativas Organizacionais para Gestão dos Recursos Hídricos busca fortalecer a gestão de recursos hídricos através da discussão de alternativas para a participação social nesse contexto.

A capacitação Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos também oferece 60 vagas e visa a ensinar aos alunos a dinâmica de funcionamento da estrutura organizacional dos comitês de bacia hidrográfica e seus elementos constituintes a fim de melhorar o processo de gestão.

O Projeto

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a FPTI e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação, que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.

Fonte: Ascom/ANA

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ