Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

20:12

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Parceria do Brasil com a Fundação Bill & Melinda Gates dá apoio a laboratórios públicos

Parceria do Brasil com a Fundação Bill & Melinda Gates dá apoio a laboratórios públicos

O Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Bill & Melinda Gates lançaram o Projeto de Assistência Técnica aos Produtores Públicos. A proposta é oferecer aos laboratórios públicos brasileiros uma qualificação para que atuem com boas práticas de fabricação, visando contribuir com a produção de vacinas a nível global. Para o desenvolvimento do projeto, a fundação prevê o investimento de R$ 4 milhões. Participarão do processo de qualificação os seguintes produtores públicos: Biomanguinhos/Fiocruz, Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Instituto Butantan.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, “o investimento da Fundação Gates é um reconhecimento da capacidade de produção científica brasileira. Participar da saúde global significa deixar de exportar apenas as vacinas excedentes e ter como prioridade a produção de vacinas para o mercado nacional e internacional”, explica. Ainda segundo o secretário, essa iniciativa é uma ação de solidariedade com regiões menos desenvolvidas, como a África, que sofre com a falta de vacinas. O investimento em saúde global é uma das prioridades do MS.

O Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates também firmaram uma parceria para atuação na saúde da mulher e da criança no que diz respeito à prematuridade, com um investimento de R$ 14 milhões. Além disso, estão sendo discutidos outros projetos conjuntos de cooperação em saúde. Em um período de cinco anos a Fundação Gates deve apoiar o Brasil em pesquisa e inovação em áreas prioritárias como vacinas, nutrição e controle de doenças transmissíveis. Esta parceria da Fundação Gates com o Brasil faz parte de um programa da fundação chamado Gr Challenges in Global Health (Grandes Desafios na Saúde Global), que busca iniciativas inovadoras no campo científico e tecnológico para solucionar problemas nos países em desenvolvimento.

Fonte: Rhaiana Rondon/Agência Saúde

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ