Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

08:16

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Brasil » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Palestra Gen. Ex. Schons no CEPE de BH

Palestra Gen. Ex. Schons no CEPE de BH

No dia 31 de outubro, o Exmo. Senhor GenEx Décio Luís SCHONS, Comandante de Escola Superior de Guerra ─ ESG, abrilhantou, em sessão solene, o Curso de Estudos de Política e Estratégia ─ CEPE 2017 com a palestra “ESG, Ética e Modernidade” para uma seleta plateia que esgotou a capacidade do Auditório do Comando da 4ª Região Militar.Este CEPE realizado pela Delegacia do Estado de Minas Gerais da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra ─ ADESG MG está em sua 49ª edição.
Prestigiaram a cerimônia, dentre outros, o GenDivHenrique Martins NOLASCO Sobrinho ─ Comandante da 4ª RM, o Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe ─ Comandante do CIAAR, o Dr. Vitor Jorge Abdala Nosseis ─Vice-Presidente do Conselho Diretor da Fundação Instituto Pedro Aleixo, o Dr. Antônio Manuel dos Santos Baltazar – Diretor-Presidente do Hospital na Residência, o Dr. Fernando Gonçalves Castelo Branco representando a FIEMG, Dr. Getúlio Gontijo representando o Ex-Ministro da Agricultura Dr. Alysson Paulinelli, além de Oficiais do EB, da PMMG e CBMMG.
Os trabalhos forem iniciados com o Hino Nacional e, em ato contínuo, foi lido um breve currículo do GenEx SCHONS. Na sequência, o Comandante da 4a Região Militar ─ GenDiv Henrique Martins NOLASCO Sobrinho, em breve pronunciamento, teceu elogiosos comentários ao Gen SCHONS e o convidou a proferir a palestra.
Em uma cadência bastante pertinente, o GenEx SCHONS apresentou uma visão geral sobre a ESG, abordando o passado, o presente e o futuro. Discorreu sobre as colunas da ESG:
• Educação para a Segurança Nacional;
• Doutrina de Operações Conjuntas;
• Estudos Estratégicos;
• Pesquisa e cursos acadêmicos; e
• Projeção de valores para a sociedade, destacando a importância do sistema ADESG.
Assim, com as premissas reportadas, tendo o homem como agente nuclear, o GenEx SCHONS explanou sobre “Ética e Moral” apresentando uma visão sintética da ética do caráter e da personalidade. Dissertou sobre a importância do resgate de uma sólida escala axiológica, o conflito ideológico da Modernidade e os núcleos de “resistência ética”, lembrando que a palavraPátria se faz presente uma única vez na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Ao término, utilizou a máxima: não há nada mais moderno que ser ético.
O Prof. Inácio Loiola Pereira Campos ─ Delegado da ADESG MG ─ agradeceu a oportunidade ímpar de compartilhar a magnitude do conhecimento do Exmo. Senhor GenEx SCHONS, e a honra de tê-lo como palestrante no CEPE 2017.
Após as merecidas homenagens, o Delegado da ADESG MG convidou o Dr. Fernando Gonçalves Castelo Branco que representava oDr. Olavo Machado Junior – Presidente da FIEMG e o Dr. Marco Antônio Castello Branco – Presidente da CODEMIG e Presidente do CONDEFESA FIEMG para efetuar a entrega de um ofício expressando a anuência da FIEMG,no que tange à oferta do Curso de Gestão de Recursos de Defesa ─ CGERD em Belo Horizonte, já em 2018 ou, no mais tardar, em 2019.
O final da solenidade foi marcado efusivos elogios de toda a plateia ao Palestrante.
Aproveitando a oportunidade, no Auditório do Comando da 4ª Região Militar, o Prof. Inácio Loiola Pereira Campos ─ Delegado da AGESG MG apresentou o Projeto “Política de Infraestrutura Nacional ─ PIN” para o GenEx Décio Luís SCHONS ─ Comandante de Escola Superior de Guerra, o GenDiv Henrique Martins NOLASCO Sobrinho ─ Comandante da 4ª RM, o Dr. Vitor Jorge Abdala Nosseis ─ Vice-Presidente do Conselho Diretor da Fundação Instituto Pedro Aleixo e Dr. Guilherme Freitas Nosseis ─ Secretário do Conselho Curador da Fundação Instituto Pedro Aleixo.
O Projeto de “Política de Infraestrutura Nacional”, fruto de uma intensa dedicação da ADESG MG e da Fundação Instituto Pedro Aleixo ─ FIPA, foi elaborado dentro de uma visão de Política de Estado, priorizando o planejamento de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de impulsionar setores da indústria, do agronegócio, das comunicações, da energia e da logística. O alcance dessas metas, naturalmente, depende de uma agenda com previsão de etapas e fases distintas, com o escalonamento gradativo de prioridades
Ao término, foram entregues cópias impressas e mídia digital ao GenEx SCHONS e ao GenDiv NOLASCO que teceram proveitosos comentários sobre a apresentação.

Fonte: Assessoria de Comunicação

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ