Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

08:15

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Brasil » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Palavras do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, em nome da Força Terrestre, por ocasião do aniversário Gen Ex VILLAS BÔAS – 07 Nov 17

Palavras do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, em nome da Força Terrestre, por ocasião do aniversário Gen Ex VILLAS BÔAS – 07 Nov 17

Caxias enfrentou duras batalhas durante a sua exemplar vida de soldado. Cisplatina, Balaiada, Revoltas Liberais, Revolução Farroupilha, Guerra da Tríplice Aliança, dentre muitas outras não menos importantes. A labuta do dia-a-dia, durante anos a fio, dedicando toda a sua vida ao País e ao seu Exército, infelizmente, corroeram-lhe as cartilagens, turvaram-lhe os olhos, enfraqueceram seus ossos, reduziram-lhe os movimentos, mas nada disso o impediu de, montado em seu cavalo, sob o fogo e a metralha inimigos, atravessar a ponte sobre o arroio Itororó e conduzir seus homens à vitória que mudaria os destinos do maior conflito armado já visto na América Latina.
São quase 150 anos que nos separam deste fato histórico, ocorrido no dia 8 de dezembro de 1868, entretanto, tudo isso não poderia ser mais atual. O exemplo de Caxias renasce com nosso comandante.
A doença que o aflige e limita sua liberdade de ação, sequer desbota o seu sorriso pela satisfação das inúmeras missões cumpridas por nossos militares por todo o Brasil e no exterior; nem mesmo lhe ofusca o brilho dos olhos ao testemunhar o retorno glorioso de nossos soldados do Haiti; nem causam um só arranhão n’alma ao vê-lo receber o facão do guerreiro de selva, tropa que o senhor teve o orgulho de servir durante muitos anos e que para eles é dist exemplo.
A dificuldade que o senhor enfrenta, ao contrário, multiplica o seu poder de combate, ao apontar com serenidade, conhecimento de causa e para quem quiser ouvir, nossas limitações e anseios.
Transita com facilidade e perspicácia em ambientes diversificados, atuando com extrema sabedoria entre marinheiros, aviadores, técnicos, empresários, juízes e parlamentares, levando a visão da Força Terrestre a todos os formadores de opinião.
Como se fosse um jovem da geração “Z”, um centennial, comunica-se proativamente com seus subordinados pelo Twitter, Instagram, Facebook, onde segue e é, por muitos, seguido.
Em síntese, lidera e representa com desenvoltura a instituição da República com maior índice de confiança entre todos os brasileiros: a nossa Força Terrestre.
Existe um poema escrito por um ex-aluno do CMPA, intitulado “O Tempo”, que diz:
“A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.”

Esse ex-aluno chamava-se Mário Quintana, um dos maiores poetas brasileiros.
General VILLAS BÔAS! O senhor chega aos 66 anos de idade e todos nós aqui presentes atestamos que o senhor foi aprovado, com louvor, pela vida, pelo tempo dedicado à carreira que abraçou, que seu nome ficará marcado em letras douradas, definitivamente, na história do nosso glorioso Exército.
Érico Veríssimo, seu conterrâneo cruz-altense já dizia: “A vida começa todos os dias”. Ainda há muito o que caminhar. Com todo o respeito, o abraço fraterno de seus liderados. Muito obrigado.

Brasília-DF, 07 de novembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ