Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

13:24

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Internacional » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Países de língua portuguesa planejam fortalecer área científica

 Países de língua portuguesa planejam fortalecer área científica

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está entre as instituições vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que contribuirão com propostas para a elaboração de um plano estratégico para incrementar a parceria em ciência, tecnologia e inovação de 2014 a 2017 envolvendo países lusófonos.

O plano é um dos itens da pauta da segunda Reunião de Pontos Focais de Ciência e Tecnologia, que se realizou nesta sexta-feira em Lisboa, com a participação de diplomatas e gestores públicos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O assunto é discutido desde 2012 pela CPLP. Em junho passado, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte Filho, participou de uma reunião em Moçambique, na África, onde se decidiu formar grupos para executar a tarefa.

Para o plano estratégico, o Brasil defende cooperação multilateral em ciências biológicas, do mar, sociais e humanas, acesso livre ao conhecimento, gestão de recursos hídricos, observação da terra, popularização da ciência, segurança alimentar e nutricional, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e bens sensíveis.

Além da AEB contribuem com propostas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI (Assin) e as secretarias de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), Política de Informática (Sepin) e Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), todas do MCTI.

Além de dar apoio ao plano estratégico, o Brasil deve sugerir à CPLP um programa-quadro, instrumento de maior alcance. O país acumulou experiência ao participar da elaboração de documentos equivalentes para o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e para a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A primeira Reunião de Pontos Focais ocorreu em dezembro de 2012.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social (CCS) com informações do MCTI

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ