Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

65 anos ADESG

Menu Principal

01:26

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Brasil » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Ouvidoria da Defesa completa dois anos e adere ao sistema e-OUV

Ouvidoria da Defesa completa dois anos e adere ao sistema e-OUV

No dia em que comemora dois anos, a Ouvidoria do Ministério da Defesa passa a integrar o Sistema de Ouvidorias e-OUV, cujo objetivo é se tornar um canal integrado para encaminhamento de manifestações a instituições do Poder Executivo Federal. O ganho será mútuo, para o cidadão que terá a demanda atendida em prazo específico, e para a ouvidoria que irá trabalhar em rede de forma mais eficaz e segura.

A adesão segue a Instrução Normativa nº 01, de 5 de novembro de 2014, da Ouvidoria-Geral da União, órgão vinculado à Controladoria-Geral da União (CGU). O documento prevê o envio de respostas no prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais dez, mediante justificativa. Caso não seja possível o atendimento dentro deste prazo, o requerente será informado sobre o andamento do seu pedido a cada 30 dias, até o envio da resposta conclusiva.
Com a adesão do Ministério da Defesa (MD), serão 63 órgãos da administração direta e indireta integrantes da tecnologia, entre eles a própria CGU, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; das Cidades; do Esporte; de Minas e Energia; da Pesca e Aquicultura e do Turismo.

O Ouvidor do MD, Roberto Junqueira, explicou que a nova ferramenta permite ao usuário realizar manifestações de forma anônima ou identificada, assim como consultar o andamento e o histórico da demanda – apenas nos casos em que o solicitante for cadastrado.

Dados de atendimento

No ano de 2014, a Ouvidoria recebeu 1.401 manifestações. Já no primeiro semestre de 2015, esta quantidade foi de 1.316, das quais 76,7% foram solicitações, 9,6% reclamações, 8,2% denúncias, 5,2% sugestões, e 0,3% elogios. Desse total de 2015, 89% tiveram resposta conclusiva até o décimo dia.

De acordo com Junqueira, o resultado exitoso é fruto da parceria cada vez mais sólida entre o setor e as áreas envolvidas do ministério, como o Gabinete, a Secretaria-Geral e o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, além dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e demais órgãos vinculados, entre eles o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, o Hospital das Forças Armadas e a Escola Superior de Guerra.

Sobre a Ouvidoria da Defesa

A Ouvidoria do Ministério da Defesa foi criada pelo artigo 5º do Decreto nº 7.974, de abril de 2013. Suas competências tiveram aprovação no Regimento Interno da Portaria Normativa nº 564/MD, de março de 2014.

O setor tem natureza mediadora entre o cidadão e o Ministério da Defesa e, por meio das manifestações recebidas, busca aprimorar os serviços prestados à sociedade.

Ela é composta pelo ouvidor e mais quatro colaboradores, os servidores civis Natália Macedo de Castro e Daniel Barboza Cardoso, o sargento da Marinha Wilson Henrique dos Santos Junior e o cabo da Aeronáutica Bruno Vilela da Silva.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa

« voltar

Patrocínio:

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ