Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

16:57

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Brasil » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Orquestra Sinfônica Brasileira em crise tem nova rodada de negociação com demitidos

Orquestra Sinfônica Brasileira em crise tem nova rodada de negociação com demitidos

Rio de Janeiro - Os músicos demitidos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) vão se reunir amanhã (12), na sede do sindicato da categoria, no centro do Rio, para avaliar uma nova proposta da Fundação OSB, que administra a companhia. A proposta foi apresentada na última sexta-feira (8). De acordo com nota divulgada pela fundação, todos os 32 músicos afastados foram convidados, mas apenas 5 compareceram.

Ainda segundo a nota, o conselheiro da Fundação OSB David Zilberstajn afirmou que a reunião “foi bastante proveitosa e a conversa evoluiu”. No encontro, as duas partes acertaram não divulgar os detalhes da proposta, que será submetida à aprovação tanto dos músicos quanto dos conselheiros da fundação.

A crise na OSB, iniciada há três meses, com a decisão do diretor artístico e regente titular, Roberto Minczuk, de submeter todos os 82 músicos a testes de avaliação e desempenho, resultou num incidente inédito na história da orquestra. Sábado (9), no Theatro Municipal, antes da apresentação da OSB Jovem que, devido à crise, está substituindo a orquestra principal na atual temporada de concertos, o maestro Minczuk foi vaiado e chamado de ditador pela plateia.

Os músicos da OSB Jovem, que tinham sido aplaudidos antes da entrada do maestro, se retiraram do palco. Minczuk, sem condições de prosseguir com o concerto, também foi embora. Um dos jovens músicos se dirigiu à plateia e leu um manifesto no qual a OSB Jovem afirma que se recusa a tocar em substituição à companhia principal. Enquanto isto, do lado de fora, nas escadarias do teatro, os músicos demitidos faziam um protesto, exibindo uma faixa com os dizeres "SOS OSB".

Sobre o incidente, a Fundação OSB divulgou nota oem que “lamenta profundamente o episódio” e o considera “um desrespeito com o público que esteve presente para assistir ao espetáculo e com o próprio Theatro Municipal, templo da boa música”. O Concerto da Juventude, marcado para a manhã de domingo (10), também foi cancelado. A Fundação OSB orientou o público que comprou ingresso a se dirigir à bilheteria do teatro para receber o dinheiro de volta. Os assinantes deverão ligar para o telefone (21) 2505-8383.

Fonte: Paulo Virgilio / Repórter da Agência Brasil

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ