Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

09:57

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Operação Machifaro II aperfeiçoa a doutrina de combate de resistência

Operação Machifaro II aperfeiçoa a doutrina de combate de resistência

O Comando Militar da Amazônia (CMA) desencadeou a Operação Machifaro II, que consistiu em um exercício de adestramento avançado com o emprego de todas as Brigadas subordinadas: 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Boa Vista/RR), 2ª Brigada de Infantaria de Selva (São Gabriel da Cachoeira/AM), 16ª Brigada de Infantaria de Selva (Tefé/AM) e 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Porto Velho/RO).

O Exercício teve um contexto de dupla ação, com a 1ª e 2ª Brigadas representando o invasor e a 16ª e a 17ª Brigadas atuando como força de resistência. O foco era a atuação contra um invasor com poder militar incontestavelmente superior.

O CMA empregou cerca de 1.300 militares de 40 organizações militares subordinadas, além de 200 viaturas. O maior desafio na região foi o deslocamento da tropa. A 1ª Brigada deslocou-se por estrada por cerca de 1.100 km, com blindados (Cascavel e Urutu) e peças de artilharia; o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), a Companhia de Comando da 17ª Bda Inf Sl e o 17º Pelotão de Comunicações de Selva deslocaram-se por meio terrestre e aéreo; enquanto o 54º Batalhão de Infantaria de Selva deslocou-se por meio fluvial; já o 3º Batalhão de Infantaria de Selva (Barcelos/AM) e as tropa da 2ª Brigada de Infantaria de Selva fizeram todo o percurso por meio fluvial, em voadeiras e na embarcação PC, com capacidade de transporte de 120 Ton de carga. As tropas enfrentaram extensos trechos de estrada de chão, pontos de alagamento, pernoites em locais isolados, travessias de pontes em estado crítico e balsas.

As operações permitiram o aperfeiçoamento da doutrina de combate de resistência das organizações militares envolvidas.

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ