Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

04:01

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Aeronáutica » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Operação Amazônia: saiba como é uma missão de ressuprimento

Operação Amazônia: saiba como é uma missão de ressuprimento

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (27), missão de ressuprimento do Pelotão de Fronteira do Exército Brasileiro (EB), em Iauaretê (AM), extremo oeste do país, na divisa entre o Brasil e a Colômbia.

O lançamento da carga de alimentos, em parceria com o Exército, foi uma das missões reais que fazem parte da Operação Amazônia, realizada pelo Ministério da Defesa e que envolve aproximadamente 4500 militares dos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Após 2h40 de voo a partir de Manaus, a aeronave C-105 Amazonas, do 1o/9o Grupo de Aviação, Esquadrão Arara, pousou em Iauaretê com militares da FAB e EB. Para o Capitão Aviador Adriano, comandante da aeronave, a missão teve como objetivo “treinar pilotos, mecânicos, mestre de carga e demais tripulantes para situações em que a única forma de levar suprimento para a tropa é por meio aéreo”.

“Foi uma missão muito bem sucedida. Essa é uma operação comum em situações de guerra. Apesar de parecer simples, a operação envolve risco, pois, se a carga ficar presa no momento do lançamento, a aeronave pode cair”, completa.

O Coronel Leite, do Exército, afirma que há sete Pelotões de Fronteira do Exército distribuídos em toda a região amazônica. Muitas vezes, a única forma de chegar a esses locais é por meio aéreo. “Essa parceria com a Força Aérea Brasileira possibilita que possamos manter nossas tropas abastecidas e prontas para o combate”.

A Operação Amazônia se iniciou no dia 23 de maio e vai até 3 de junho.

Fonte: FAB - Força Aérea Brasileira

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ