Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

12:58

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Segurança » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Oito pesquisadores são premiados no Concurso de Teses sobre Defesa Nacional

Oito pesquisadores são premiados no Concurso de Teses sobre Defesa Nacional

Oito pesquisadores de instituições de ensino superior do país foram agraciados no VI Concurso de Teses sobre Defesa Nacional. Eles receberam a premiação das mãos do ministro da Defesa, Celso Amorim, em cerimônia na sede da instituição.

Organizado pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério, o concurso foi criado com o objetivo de incentivar a reflexão, debate e produção acadêmico-científica sobre temáticas da área de defesa. O certame conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed).

Em seu pronunciamento, o ministro Amorim ressaltou a importância dos estudos acadêmicos para o fortalecimento do Ministério. "À medida que o Brasil cresce, à medida que as demandas, por parte da sociedade, crescem sobre o que faz a pasta, é muito importante que sejamos capazes de desenvolver um pensamento científico abalizado sobre defesa nacional", disse.

Vencedores

Representando os vencedores do concurso, o primeiro colocado na categoria Doutorado falou sobre a premiação. André Panno Beirão, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), disse que o prêmio significa um reconhecimento do trabalho desenvolvido por estudiosos brasileiros no tema.

"Isto nos dá ânimo para continuar pesquisando e é muito interessante ver dentre os agraciados militares, civis, homens e mulheres. O que reflete completamente a diversidade brasileira", comentou.

No trabalho premiado, André Beirão analisou a possibilidade de responsabilização penal dos brasileiros em operações de paz capitaneadas ou delegadas pela ONU.

Na tese, o doutor demonstra que o Brasil dispõe de meios para exercer sua plena jurisdição perante seus nacionais envolvidos nessas operações. E aponta possíveis soluções como contribuição para dirimir eventuais ponderações internas e internacionais.

Nesta sexta edição, concorreram 37 trabalhos. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro com valores entre R$ 9 mil e R$ 14 mil, de acordo com a categoria e colocação alcançada.

O concurso acontece a cada dois anos e premia teses de doutorado e dissertações de mestrado aprovadas em programas de pós-graduação stricto sensu nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e afins, integrantes do sistema de avaliação da pós-graduação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


Estavam presentes à solenidade, o secretário-geral do Ministério da Defesa (MD), Ari Matos Cardoso; o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, Joaquim Silva e Luna; o secretário de Coordenação e Organização Institucional do MD, Luiz Antonio de Souza Cordeiro; o diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rogério Guedes Soares; entre outras autoridades civis e militares.

A próxima edição do concurso será realizada em 2016.




Fonte: Ministério da Defesa Assessoria de Comunicação

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ