Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

00:01

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - O Exército Brasileiro e a Agenda Ambiental na Administração Pública

O Exército Brasileiro e a Agenda Ambiental na Administração Pública

O Exército Brasileiro aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), assumindo o compromisso de que, até o final de 2013, as ações da A3P estarão em plena execução nas 1.226 Unidades do Exército espalhadas em todo o País.

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P é um programa que visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais da administração pública.

A A3P tem como princípio a inserção dos critérios socioambientais nas atividades regimentais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados, além de promover a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A implementação da A3P teve início no Quartel-General do Exército (QGEx), onde se formou uma Comissão Gestora que já realizou o diagnóstico da geração de resíduos sólidos de cada organização militar, identificou os pontos críticos, avaliou os impactos ambientais e desperdícios e definiu os projetos e atividades a serem desenvolvidos

Dentre as atividades propostas pela Comissão Gestora da A3P no QGEx, destacam-se a as ações de sensibilização dos servidores para o combate ao desperdício, incentivo à impressão em modo econômico, utilização da frente e do verso do papel quando possível, uso de canecas individuais em substituição ao copo descartável e separação dos resíduos nas Seções para favorecimento da coleta seletiva dos resíduos sólidos.

Até o presente momento, os esforços recaíram principalmente sobre a questão dos resíduos sólidos, tendo como metas a serem atingidas: construção e reformas sustentáveis; qualidade, saúde e segurança no trabalho; e o combate ao desperdício de água e energia.

Ainda como uma das metas de implantação da A3P, serão disponibilizados cursos e estágios sobre meio ambiente, gestão ambiental e temas correlatos. As atividades serão desenvolvidas no sistema de curso à distância, com mais de 1.300 vagas, abordando os assuntos de Práticas de Sustentabilidade e Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos.

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ