Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

12:32

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Economia » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Novos dados confirmam potencialidade e importância da jazida de Carcará

Novos dados confirmam potencialidade e importância da jazida de Carcará

Novos dados obtidos com a continuação da perfuração de um dos poços pioneiros que testam o prospecto da jazida de Carcará, no bloco Bacia Marítima de Santos 8 (BM-S-8), no pré-sal da Bacia de Santos, confirmam a potencialidade e a importância da jazida. Potencialmente, Carcará estaria entre as mais significativas descobertas no pré-sal da Bacia de Santos realizadas até agora.

A descoberta em águas ultraprofundas já havia sido anunciada preliminarmente pela Petrobras no dia 20 de março deste ano e está localizada a 232 quilômetros (km) do litoral do estado de São Paulo, em lâmina d'água de 2.027 metros (m).

Segundo informações divulgadas pela Petrobras, foram coletadas novas amostras de óleo até a profundidade de 6.131 m, que comprovaram a boa qualidade do petróleo (cerca de 31º API), em reservatório carbonáticos de excelentes características de porosidade e permeabilidade.

“Embora o poço ainda esteja em fase de perfuração dentro de uma zona de óleo a 6.213 metros de profundidade, já está confirmada uma coluna superior a 400 metros de petróleo, caracterizada principalmente por reservatórios contínuos e conectados”, diz a nota da estatal.

Com a continuidade dos trabalhos de perfuração, a Petrobras espera determinar a espessura total dos reservatórios portadores de petróleo bem como a presença de zonas de interesse mais profundas.
A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%).

Para avaliar melhor a área, o consórcio dará continuidade às atividades e aos investimentos necessários, conforme previsto no plano de avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) .

Uma das parceiras da Petrobras no empreendimento, a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás disse, também em nota, que os novos dados obtidos com a continuação da perfuração do poço de teste de Carcará confirmam a importância da descoberta.

Segundo a Barra Energia do Brasil, vários testes a cabo recuperaram óleo de boa qualidade, “confirmando as excelentes perspectivas indicadas pelos perfis de poço”. Renato Bertani, diretor executivo da empresa, afirmou que a descoberta de Carcará, potencialmente entre as mais significativas realizadas no pré-sal da Bacia de Santos até agora, corrobora o valor e o grande potencial de crescimento da carteira de projetos da empresa.

“Com os blocos BM-S-8 e BS-4, onde temos 10% e 30%, respectivamente, temos um conjunto bem diversificado de oportunidades de investimento tanto no pré-sal quanto no pós-sal, que incluem áreas altamente prospectivas de exploração, descobertas sob avaliação e campos em desenvolvimento", disse.

Fonte: Nielmar de Oliveira/Repórter da Agência Brasil

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ