Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

13:15

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Meio Ambiente » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Novo site alerta para o início da temporada de raios no país

 Novo site alerta para o início da temporada de raios no país

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulga novas informações que coincidem com o início da temporada de chuva e raios no país, que vai de outubro a março. A proposta é alertar a população sobre os riscos e diminuir o número de vítimas do fenômeno.

Para a temporada 2014-2015, o Elat prevê um aumento na incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte. Na região Sul, a elevação no número de descargas deve ocorrer especialmente no final do verão. Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem ter raios em incidência pouco abaixo da média.

O Elat também levantou os dados sobre mortes por raios este ano. Até o meio de novembro, houve 84 casos no país. O número é um pouco inferior ao registrado neste mesmo período de 2013 com 88 mortes. As circunstâncias de mortes coincidem com as médias já encontradas pelo Elat. Morreram mais pessoas em atividades agropecuárias (29%) e dentro de casa (18%), o que indica um desconhecimento dos riscos durante tempestades. Há mais vítimas do sexo masculino (89%) e que viviam em áreas rurais (56%).

Aprimoramento - O Elat reformulou seu site na internet (www.inpe.br/elat), com nova apresentação e conteúdo. O projeto foi desenvolvido para tornar ainda mais acessíveis os dados tanto para pesquisadores e estudantes quanto para o público leigo que deseja obter mais informações sobre o tema.

O destaque é a nova ferramenta de busca da média anual de concentração de raios em cada cidade. Com isso, é possível fazer comparações entre municípios e entender como cada local é atingido pelo fenômeno.

O novo recurso busca auxiliar as pessoas a terem mais consciência dos riscos que o fenômeno traz, sobretudo aos moradores de cidades com grande concentração de descargas atmosféricas.

Fonte: Inpe

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ