Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

20:37

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Cidadania » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Nasa desenvolve projeto com jovens de comunidade carente

 Nasa desenvolve projeto com jovens de comunidade carente

Em junho próximo um grupo de crianças da favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, terá a oportunidade de explorar Marte, observando imagens inéditas do planeta.

O projeto Mars Academy, realizado por pesquisadores da agência espacial norte-americana (Nasa), em parceria com a ONG Developing Minds Foundation, levará cinco cientistas à comunidade para trabalhar com as crianças por duas semanas.

O objetivo principal é incentivar os jovens a se interessar por ciência, estimular novos objetivos profissionais e também filmar um documentário sobre a experiência.

Wladimir Lyra, professor de astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos integrantes da ação, afirma que “os alunos participarão ativamente da exploração espacial vendo algo que ninguém no mundo viu antes, inclusive nós”.

De acordo com Lyra, menos de 10% de Marte foi mapeado até agora em alta resolução. É parte dos 90% restantes, que tem sido observado pelas câmeras da sonda HiRISE, da Nasa, que os alunos estudarão. O que o satélite americano tem permitido fazer com o planeta é uma espécie de Google Earth, mas, no caso, seria um Google Marte.

Ao longo de duas semanas, a turma será levada em viagens de campo, para observar o céu e a natureza no estado do Rio de Janeiro, e também terá aulas. Nos últimos dois dias, os alunos desenvolverão um projeto experimental para a câmera HiRISE, que será enviado para o controle da missão no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia, Estados Unidos.

Lyra defende que “é nessa fase mais jovem que os estudantes estão mais aptos a desenvolver a chama da curiosidade por ciência”. Além disso, a Developing Minds Foundation atua na Cidade de Deus desde 2007 e vê resultados práticos da sua presença na comunidade. Reconhecida pela infraestrutura tecnológica que instalou no local, a ONG auxilia jovens a se preparar para o vestibular.

Fonte: AEB- Site da Revista Veja

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ