Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

23:38

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Pesquisa e Inovação » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Nanossatélite Serpens tem lançamento marcado para outubro

 Nanossatélite Serpens tem lançamento marcado para outubro

O satélite de pequeno porte Serpens – sigla para Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites – está programado para ser lançado da Estação Espacial Internacional (ISS) em outubro próximo.

O consórcio acadêmico coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e que é responsável pelo desenvolvimento do CubSat recebeu o relatório de aprovação do projeto elaborado pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa), após examinar os testes elétricos adicionais que foram solicitados quando da aprovação da Revisão de Segurança do Projeto (SAR, na sigla em inglês), feita em abril no Japão.

Os testes adicionais também foram realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), onde o nanossatélite foi integrado e testado a partir de fevereiro último.

Participaram dessas atividades uma equipe de estudantes das Universidades de Brasília (UnB) e de Vigo da Espanha, com a participação e acompanhamento de técnicos e engenheiros do Inpe e estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que participaram do projeto e desenvolvimento do ITASat.

Os testes adicionais foram solicitados em função de que o satélite será lançado de um veículo espacial com tripulação exigindo-se para esses casos quesitos mais rigorosos de segurança.

Sequência - O Serpens será transportado para a Jaxa no próximo mês de julho seguindo em agosto para a ISS. Ele é o terceiro CubSat nacional a ser colocado no espaço, sendo o segundo a ser lançado do laboratório espacial. O primeiro foi o Aesp-14, desenvolvido em parceria entre o ITA e o Inpe.

Em órbita, o pequeno satélite testará conceitos simples do uso CubeSat para o recebimento, armazenamento e retransmissão de mensagens por sistema de rádio. A proposta é ilustrar que no futuro pequenos satélites podem ser usados para agregar funcionalidade ao sistema de coleta de dados ambientais no país.

O principal objetivo do projeto Serpens é a capacitação de recursos humanos e a consolidação dos novos cursos de engenharia espacial brasileiros. Participam também do projeto as universidades federais do ABC (Ufabc), de Santa Catarina (UFSC), de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Federal Fluminense (IFF).

Do exterior, além da universidade espanhola estão no projeto a Sapienza Università di Roma (Itália) e as norte-americanas Morehead State University e California State Polytechnic University.



Fonte: Coordenação de Comunicação Social-AEB

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ