Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

11:49

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Marinha » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Ministro da Defesa fala sobre o Livro Branco de Defesa Nacional

Ministro da Defesa fala sobre o Livro Branco de Defesa Nacional

Em entrevista veiculada na TV Record, o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, apresentou pontos centrais do Livro Branco de Defesa Nacional, destacando o plano de modernização das Forças Armadas e a Estratégia Nacional de Defesa do País.
Dentre os assuntos comentados, em relação ao Poder Naval, destacam-se a visita a portos africanos do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, recentemente incorporado à Armada, e a construção do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro.
Livro Branco de Defesa Nacional
O Livro Branco permite, de forma transparente, o acesso ao amplo contexto da Estratégia de Defesa Nacional, em perspectiva de médio e longo prazos, que viabilize o acompanhamento do orçamento e do planejamento plurianual relativos ao setor. Segundo o Ministro, “Defesa não é um assunto só das Forças Armadas ou sequer só do Governo, é um assunto da sociedade.”
NPaOc “Amazonas”
O NPaOc “Amazonas” foi recentemente adquirido do Reino Unido e chegou ao País, em 19 de setembro de 2012. Em sua primeira comissão arvorando a Bandeira Nacional, visitou os portos da costa oeste africana, com propósito de estreitar os laços diplomáticos. “... acabei de receber há pouco tempo aqui um Navio-Patrulha Oceânico que o Brasil adquiriu com o objetivo de poder construir os próximos no Brasil, isso também é muito importante (...) Nós fomos à África. Fomos visitar Cabo Verde, Benin, Nigéria, São Tomé e Príncipe. Então, há uma diplomacia militar que também está se desenvolvendo e há muita consciência dos militares da importância disso. (...) Por exemplo, o Brasil ajudou a construir a Marinha da Namíbia. Países como Cabo Verde querem a nossa cooperação.”
Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro
Quanto ao Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro, o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim ressaltou aspectos importante sobre sua construção e emprego: “Nós temos necessidade de proteger a nossa costa, principalmente, não a costa stricto sensu, mas toda zona das 200 milhas, mais a Plataforma Continental. E qual é a vantagem do submarino nuclear? (...) um submarino nuclear não quer dizer um submarino com armas nucleares, é à propulsão nuclear. Qual é a grande vantagem do submarino à propulsão nuclear em relação ao submarino convencional? É o tempo que ele fica debaixo d’água. É o tempo que ele é capaz de observar sem ser observado e, portanto, capacidade de defender sem ser atacado. Então, o submarino nuclear, fundamentalmente, tem este objetivo.”

A entrevista foi concedida ao jornalista Paulo Henrique Amorim, idealizador e apresentador do Programa “Entrevista Record - Atualidades”. A íntegra da conversa pode ser assistida pela Internet, no Portal R7. Encontra-se disponível, também, na página da Marinha na Internet na seção Sala de Imprensa “Marinha na Mídia/Televisão”.

Fonte: Marinha

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ