Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

22:30

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Meio Ambiente » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Ministro chama atenção para conservação do Cerrado

Ministro chama atenção para conservação do Cerrado

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, chamou a atenção para a importância de conscientizar as crianças e adolescentes para a preservação e a utilização responsável do Cerrado. Ele participou da abertura da exposição Cerrado – Uma Janela para o Planeta, em Brasília.
"O Cerrado brasileiro constitui um patrimônio natural, cultural, e econômico e é extremamente importante que os jovens tenham consciência do significado desse bioma", afirmou. A mostra, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), tem entrada gratuita e ficará em cartaz até o dia 19 de outubro.
Em consonância com o ministro, o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, lembrou que o Rio Amazonas é nutrido pelas águas que nascem no Cerrado. "As nascentes que alimentam o bioma amazônico ao sul nascem no Cerrado, e nós precisamos aguçar a percepção da sociedade para importância desse que, sem sombra de dúvida, é o mais agredido dos biomas brasileiros", disse.
Para a vice-reitora da Universidade de Brasília (UnB), Sônia Nair Báo, a iniciativa vai contribuir para incorporar essa consciência na sociedade. "Essa exposição é a forma que nós temos de fazer com que as novas gerações conheçam o Cerrado para que possam proteger e conservar o bioma", afirmou.
Em sua fala, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte Filho, reforçou a importância da parceria entre a pasta, o Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília e a universidade para realização da mostra. "Hoje é um dia muito especial, fruto de uma ação que começou em fevereiro de 2006, quando o MCTI e a UnB firmaram acordo de cooperação técnica visando, além da implantação do Museu de Ciência e Tecnologia, ao desenvolvimento de ações conjuntas no campo da difusão e popularização da ciência e da tecnologia no DF".
Exposição
Exibição de filmes e de fotografias, programa educativo e oficinas compõem as atividades da mostra, dividida em três módulos. Grande Sertão, Veredas: Paisagens do Cerrado apresenta os 14 tipos principais de vegetação do bioma, como as florestais (mata seca, ciliar e cerradão, por exemplo); as savânicas (cerrado denso, típico, ralo, rupestre, entre outros); e as campestres (campo sujo, rupestre e limpo).
No espaço A Trama do Cerrado: Diversidade, o espectador terá contato direto com a fauna e da flora do bioma, que acolhe por 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins presentes nos trópicos.
Experimentos em vitrines, com mecanismos que simulam a presença de vento, correntes de água e ingestão e digestão de sementes, mostram como funcionam os mecanismos da natureza.
O módulo também explica os motivos que levam os animais a escolherem certos materiais para a confecção de abrigos, ninhos e tocas. O visitante poderá compreender a função ecológica de abrigos. E uma linha do tempo mostrará como se deu a ocupação do território pelo homem há milhares de anos.
No terceiro módulo, Os Quatro Elementos: Água, Fogo, Terra e Ar, o visitante conhecerá a história geológica do bioma: a diversidade dos solos, os impactos do fogo e as interações entre as vegetações e recursos hídricos. Para se ter ideia, o Cerrado responde por cerca de 78% da área das bacias Araguaia-Tocantins, 47% da do Rio São Francisco e 48% da Paraná-Paraguai.
Feira
A partir de quinta-feira (11) – Dia Nacional do Cerrado – o CCBB de Brasília também recebe a Feira do Cerrado, em parceria com a Rede Cerrado. O evento será realizado até o dia 21, com entrada gratuita. O espaço integra 20 empreendimentos comunitários, com produtos originários dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Mato Groso, Mato Grosso do Sul e Pará.

Fonte: MCTI

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ