Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

14:47

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Militares e Acadêmicos discutem Defesa Nacional do Brasil e Segurança Internacional

Militares e Acadêmicos discutem Defesa Nacional do Brasil e Segurança Internacional

Nesta semana, o Distrito Federal está recebendo o I Encontro Distrital da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, com o tema Sociedade Brasileira e Defesa Nacional. O evento é uma iniciativa do Instituto Pandiá Calógeras (IPC), vinculado ao Ministério da Defesa, em parceria com a Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), a Universidade de Brasília (UnB) e o Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEx).

A abertura da Reunião Temática foi realizada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, juntamente com o Reitor da UNB, Professor Ivan Marques de Toledo Camargo; o Diretor do IPC, Professor Jorge Ramalho Rocha; o Presidente da ABED, Professor Luís Alexandre Fuccille; e a pró-reitora do UniCEUB, Professora Elizabeth Regina Lopes Manzur.

O encontro busca congregar estudantes, pesquisadores, professores e servidores públicos interessados em temas afetos à Defesa e Segurança Regional e se desenvolve de 9 a 11 de setembro no Quartel General do Exército (QGEx) e no Campus Taguatinga do UniCEUB. Os trabalhos se concentram em torno de três mesas redondas principais, para se discutir os temas Terrorismo, Integração Regional e Defesa e Economia e Defesa.

No primeiro dia do evento, foram realizadas no QGEx exposições orais por professores e alunos de graduação e de pós-graduação, abordando, entre outros, assuntos como: terrorismo cibernético; criptomoedas em tempos de terrorismo econômico; empoderamento feminino no Exército Peshemerga; importância de contratos nos conflitos armados atuais e a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Na quinta-feira, o tema foi “Integração Regional e Defesa” e, no último dia, sexta-feira, as apresentações serão sobre “Economia de Defesa”.

Para o Gen Etchegoyen, o trabalho de todos os brasileiros ajuda a fortalecer a Estratégia Nacional de Defesa. “Cada trabalhador, ao desempenhar bem o seu papel, ajuda a construir a Estratégia Nacional de Defesa. O espírito de cooperação que existe do Brasil com seus vizinhos é muito mais um construto social que um retrato do poder de dissuasão do soldado em armas”, exclamou o Chefe do EME.

Segundo o reitor da UNB, Professor Ivan Marques, a parceria do Exército com a universidade é vantajosa para o Brasil, pois “não se constrói um país desagregando e, sim, congregando os agentes que compõem a sociedade”, afirmou o reitor.

A aluna do UniCEUB, Alexia Fernandes Monteiro, inscreveu-se para o encontro porque quer aprofundar seu conhecimento. “O destaque que os temas Defesa Nacional do Brasil e Segurança Internacional têm para o curso de Relações Internacionais da minha Universidade me trouxeram para este evento. Essa experiência é importante para minha formação”, declarou a aluna.

O Presidente do IPC, Professor Antônio Jorge, considera fundamental intermediar instituições e diferentes públicos para que se desperte uma consciência de Defesa Nacional. “Ao promovermos esse evento com a Associação Brasileira de Estudos de Defesa, com as universidades e com as Forças Armadas, queremos unir pontos da sociedade brasileira e construir um entendimento em torno de questões relevantes para o País”, considera o professor.

O I Encontro Distrital da Associação Brasileira de Estudos de Defesa está ocorrendo em diferentes locais, com eventos no Auditório General Marcello Rufino do EME, situado no Setor Militar Urbano (SMU), e no Auditório do Campus I, do UniCEUB, em Taguatinga (DF).

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ