Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

06:25

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Internacional » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Mil ex-guerrilheiros das Farc desativarão minas na Colômbia

Mil ex-guerrilheiros das Farc desativarão minas na Colômbia

BOGOTÁ — As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) querem destinar mil dos seux ex-guerrilheiros para trabalhar na desativação de minas deixadas para trás pelo grupo armado, anunciou um dos seus líderes. A Colômbia é o segundo país mais afetado pela presença de minas, atrás apenas do Afeganistão. A guerrilha passa por um histórico processo de paz, que põe fim a meio século de conflitos, e formará um partido político.

As Farc planejam realizar vários projetos para empregar seus integrantes. Os encarregados do trabalho poderão receber entre US$ 400 e US$ 1 mil de salário pelos serviços prestados. Atualmente, cerca de 7 mil ex-guerrilheiros concentram-se em 26 zonas enquanto se preparam para voltar à vida civil.

A desativação de minas faz parte do pacto firmado com o presidente Juan Manuel Santos, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz pelo processo de paz. Pelo menos dez das 32 províncias do território colombiano são afetadas pelas minas. Desde 1990, foram registradas mais de 11 mil vítimas das minas no país.

— Queremos empregar 1 mil ou 1,2 mil integrantes para este objetivo — disse Pastor Alape, líder das Farc, em entrevista coletiva.

A guerra com as Farc deixou mais de 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e cerca de sete milhões de deslocados. Atualmente, os ex-guerrilheiros já entregaram as armas e passm por processos de ressocialização.



Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/mil-ex-guerrilheiros-das-farc-desativarao-minas-na-colombia-21698570#ixzz4q1XK1lRK
stest

Fonte: O GLOBO

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ