Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

11:04

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Política » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Memorando de Entendimento preserva história da Guerra da Tríplice Aliança

Memorando de Entendimento preserva história da Guerra da Tríplice Aliança

Os ministros da Defesa do Brasil, Aldo Rebelo, e do Paraguai, Diógenes Martínez, assinaram um memorando de entendimento e cooperação para a preservação da memória da Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida entre os anos de 1864 e 1870.

O memorando prevê a catalogação de documentos referentes à Guerra que estão em poder do Brasil e do Paraguai, e, também, os que possam estar em outros países. O material deverá ser digitalizado, restaurado e protegido.

Aldo Rebelo destacou a importância dessa cooperação para ampliar o conhecimento sobre esse fato histórico. “Nós queremos que a memória da Guerra seja conhecida por todos, e isso só é possível com a abertura dos documentos para pesquisadores de todo o mundo”, afirmou.

“Preservar a memória, é preservar a história dos nossos países, dos nossos povos, valorizar o papel dos soldados que se sacrificaram defendendo a sua pátria”, completou o ministro.

Outra medida prevista pelo memorando é a preservação dos sítios históricos para evitar que eles sejam degradados com o tempo. Além disso, os dois países também se comprometeram a preservar os equipamentos militares e civis que foram usados durante a Guerra. Além de armas e embarcações, a ideia é resgatar materiais que eram utilizados no dia a dia dos militares envolvidos no conflito, como utensílios de cozinha, por exemplo.

Para Diógenes Martinez, ministro da Defesa do Paraguai, a assinatura do memorando poderá, também, ampliar o turismo histórico e levar desenvolvimento para as regiões que foram palco da Guerra do Paraguai, como também ficou conhecida a Guerra da Tríplice Aliança. “Simboliza uma possibilidade dar conhecimento real do que ocorreu entre os nossos países”, disse Martinez.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério da Defesa

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ