Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

16:03

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Tecnologia » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - MCTI seleciona laboratórios para integrar sistema de nanotecnologia

MCTI seleciona laboratórios para integrar sistema de nanotecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou uma chamada pública, aberta até 21 de setembro, para selecionar o primeiro grupo a integrar o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (Sisnano) – rede criada para estruturar e ampliar o acesso de cientistas e empresas à infraestrutura de pesquisa básica e avançada com matérias de tamanho atômico.

Instituído pela Portaria 245, de 5 de abril, e regulamentado pela Instrução Normativa 2, de 15 de junho, o Sisnano tem formato multiusuário e vai garantir aos laboratórios que o integrarem prioridade nas políticas públicas de apoio à infraestrutura e à formação de recursos humanos, de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti). Associada ao Plano Brasil Maior, a nanotecnologia é considerada uma área estratégica para o desenvolvimento do país, com inúmeras aplicações industriais.

O Sisnano está sob responsabilidade da Coordenação-Geral de Micro e Nanotecnologias (CGNT), da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI (Setec). O formulário para submissão de propostas está disponível na página do sistema e deve ser enviado nas versões digital, por e-mail, e impressa, para o endereço da CGNT, em Brasília.

Após selecionar os laboratórios, o Comitê Consultivo de Nanotecnologia (CCNano) e a CGNT vão discutir as condições, caso a caso, para os candidatos integrarem o sistema. Feito isso, as partes se comprometem a assinar um acordo de cooperação técnico-científica. Segundo a coordenação, o perfil do conjunto de laboratórios integrados ao Sisnano vai definir a política de financiamento, o volume e a distribuição de recursos para a rede.


Texto:

Fonte: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ