Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

20:15

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Marinha » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Marinha foi a pioneira entre as Forças a admitir as mulheres em suas fileiras

Marinha foi a pioneira entre as Forças a admitir as mulheres em suas fileiras

O ingresso da Mulher na Marinha ocorreu por intermédio da lei 6807 de 07/07/1980 e esta foi regulamentada pelo decreto 85238 de 07/10/80. Na época, o Ministro da Marinha era o Almirante-de-Esquadra Maximiano da Silva Fonseca. Ao longo desses anos de serviço, a participação da mulher na Marinha tem sido marcante.

Atualmente, elas ocupam as seguintes áreas, como Praças ou Oficiais: medicina, enfermagem, apoio à saúde, engenharia, arquitetura, construção civil, pedagogia, contabilidade, administração, direito, história, comunicação social, museologia, biblioteconomia, informática, economia, serviço social, psicologia, entre outras. Algumas, decorrentes de seus méritos, chegam a ocupar cargos de Direção e Vice-Direção.

A Marinha foi a pioneira entre as Forças a admitir as mulheres em suas fileiras e primeira em promover a mulher a um dos postos mais altos da hierarquia militar na história do Brasil. Em 2012, por meio de Decreto Presidencial, a Capitão-de-Mar-e-Guerra (Md) Dalva Maria Carvalho Mendes foi promovida ao Posto de Contra-Almirante. A Contra-Almirante (Md) Dalva pertence à primeira turma de mulheres que ingressou no Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, em 1981, como médica na especialidade de anestesiologia.

Para ingressar na Marinha do Brasil, é necessário participar de Processos Seletivos (PS), com as mais variadas formações: Ensino Médio, Curso Técnico em uma das áreas de interesse da Marinha do Brasil (para concorrer ao Processo Seletivo para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças) ou Curso Superior, relativo à profissão a que deseja concorrer, para ingresso nos Quadros de Oficiais, incluindo o Quadro Complementar de Intendentes, Quadro Técnico, Quadro de Médicos, Quadro de Cirurgiões-Dentistas, Quadro de Apoio à Saúde e Corpo de Engenheiros.

A Escola Naval, mais antiga instituição de ensino de nível superior do Brasil, passa a admitir mulheres pela primeira vez em 2014. As aspirantes, com idades entre 18 e 22 anos, fazem parte da primeira turma a entrar na Escola Naval e a fazer o curso superior com 855 colegas do sexo masculino. As doze aspirantes venceram a disputa com mais de três mil candidatas de todo o país. Clique aqui e veja a galeria de fotos sobre as mulheres na página oficial da Marinha no Flickr.



Saiba mais sobre o ingresso na Marinha do Brasil em http://www.ingressonamarinha.mar.mil.br

Fonte: Marinha

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ