Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

13:47

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Marinha » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Marinha do Brasil inicia projeto do submarino com propulsão nuclear

Marinha do Brasil inicia projeto do submarino com propulsão nuclear

Ocorreu no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), a cerimônia de início do projeto do Submarino com Propulsão Nuclear brasileiro (SN-BR). A solenidade contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer; do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos; do Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Almirante-de-Esquadra (Refº) José Alberto Accioly Fragelli; além de outras autoridades.
O evento marcou uma importante etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Totalmente projetado e construído no País, o SN-BR será o primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro. Para sua execução, foi inaugurado, na mesma ocasião, o Escritório Técnico de Projetos em São Paulo. O local, especialmente equipado com avançados recursos de Tecnologia da Informação (TI) e uma sala de videoconferência, é destinado a atender às necessidades que um empreendimento dessa magnitude demanda. Desse modo, os engenheiros navais brasileiros, recém chegados da École de Conception des Sous-Marins, em Lorient, na França, poderão projetar o submarino com propulsão nuclear, utilizando os mesmos métodos, técnicas e processos de construção desenvolvidos pelos franceses.

O PROSUB, inserido no escopo de contrato firmado entre a Marinha e a empresa francesa DCNS (Direction des Constructions Navales et Services), exceto a parte nuclear da planta de propulsão, engloba ainda a construção de um estaleiro e base naval, na região de Itaguaí (RJ), e de quatro submarinos convencionais. Entre os benefícios para o País, estão o fortalecimento da indústria nacional e o aprimoramento da qualificação técnica de profissionais brasileiros que trabalharão no Programa, garantindo ao Brasil a capacidade de desenvolver e construir seus próprios submarinos no futuro, de forma independente.
Vantagens do submarino de propulsão nuclear brasileiro
O submarino nuclear é um dos meios navais mais complexos idealizados pelo homem, possuindo significativas vantagens táticas e estratégicas. Seu reator nuclear, por ser uma fonte quase inesgotável de energia, garante-lhe enorme autonomia, podendo desenvolver velocidades elevadas por longos períodos de navegação, ampliando sua mobilidade e permitindo-lhe patrulhar áreas mais extensas dos oceanos. Além de poder operar ininterruptamente mergulhado, em completa independência do ar atmosférico, sendo praticamente indetectável, inclusive por satélites.

Fonte: Marinha

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ