Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

16:34

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Marinha » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Marinha do Brasil 10 e 11 de abril acontece o seminário sobre submersíveis

Marinha do Brasil 10 e 11 de abril acontece o seminário sobre submersíveis

O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), com personalidade jurídica própria, instituído na forma do Código Civil Brasileiro para fins não econômicos, é uma Associação dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Seu propósito essencial é o de atender a anseios do País e da sociedade brasileira ligados ao seu desenvolvimento sócio-econômico e científico-tecnológico, alcançando e mantendo a vanguarda em campos escolhidos do conhecimento e da exploração relacionados ao Mar Brasileiro. A área de atuação do Cembra – o Mar Brasileiro – também denominado “Amazônia Azul”, diz respeito à região oceânica onde o Brasil detém direitos de soberania ou jurisdição, conforme estabelecido na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM).

O Cembra é constituído por Parceiros Fundadores (Marinha do Brasil, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisas de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Coppe/UFRJ e Universidade Federal do Rio Grande – Furg), Parceiros Estratégicos (Fundação de Estudos do Mar – Femar e Organização Economia e Energia – e & e, e especialistas diversos. Maiores detalhes sobre o Cembra constam de seu site (www.cembra.org.br).

Para assegurar adequada organização ao Seminário, foi constituído um Comitê de Organização (COr), coordenado pelo Coordenador Executivo, constituído por integrantes do Centro de Excelência e por participantes da Marinha do Brasil de diferentes instituições: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Centro de Análise de Sistemas Navais (Casnav), Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), Base de Hidrografia da Marinha em Niterói (BHMN) e Escritório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha na Coppe (EscCTIMBCoppe), esses, capitaneados pelo Representante da Marinha no Cembra. Ainda juntou-se ao COr, posteriormente, representante da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S. A. (Amazul), Empresa que prontificou-se a patrocinar o conclave, juntamente com a firma Kongsberg Maritime AS.

O Seminário será desdobrado em quatro painéis. Três abordarão a importância da utilização e do desenvolvimento nacional de submersíveis, sob o enfoque de Órgãos Governamentais, de Empresas e da Universidade; o outro incluirá apresentações de algumas organizações estrangeiras com tradição no setor. Está prevista a abertura oficial do conclave pelo Comandante da Marinha. A programação oficial do evento será divulgada tão logo possível. No momento, aguarda-se a confirmação de alguns dos convites encaminhados.

A iniciativa é uma realização da Marinha do Brasil - DHN, da Coppe, e da Femar. Conta com o apoio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), do IPqM, do Casnav, e com o patrocínio da Amazul e da Kongsberg Maritime AS. As participações já confirmadas até o momento (16 JAN) constam em local próprio do site.

Fonte: Marinha

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ