Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

16:59

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Brasil » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Litep pesquisa psicotécnicos e outras modalidades de avaliação psicológica

Coordenadora do laboratório, a professora Iraí Cristina Boccato Alves ressalta que, pela lei que regulamenta a profissão, o uso de testes é a única atividade privativa do psicólogo. “No início, os testes eram muito valorizados dentro da psicologia. Depois surgiram outras vertentes que achavam que eles rotulavam, o que poderia prejudicar as pessoas. Ainda existem áreas que contestam o uso de testes, mas que muitas vezes têm uma visão distorcida: acham que com o teste se obtém um total de pontos, classifica-se, e pronto”, conta a professora, esclarecendo que esta é uma visão simplista. “Há toda uma avaliação qualitativa e interpretação integrada dos dados – não se aplica o teste isolado, é feito um processo diagnóstico com uma série de técnicas, como entrevista e observação, para se ter uma visão mais completa da pessoa avaliada”, explica.

As atividades do Litep incluem pesquisas de mestrado, doutorado e iniciação científica, pesquisas individuais dos professores integrantes, e estudos feitos em conjunto. No momento, a professora Iraí busca, com a colaboração de alunos e outros pesquisadores, padronizar o Teste de Bender, que avalia a organização percepto-motora em crianças de cinco a dez anos – fator importante para a aprendizagem de leitura e escrita.

Professora Irai Cristina Boccato Alves, coordenadora do Litep.
“Padronizar é criar normas; ou seja, estabelecer as tabelas que serão consultadas para se fazer a interpretação dos testes realizados. Isso é feito aplicando-se o teste a uma amostra representativa da população, para saber o que é esperado, o que é normal, e assim por diante”, explica a docente, acrescentando que existem outras pesquisas brasileiras sobre o assunto, mas antigas – daí a necessidade de atualização, entre outras coisas, para que as tabelas sejam adaptadas ao contexto cultural e social de hoje. A partir dos resultados, será publicado um manual do teste, que precisará passar pela comissão consultiva do Conselho Federal de Psicologia antes de ser usado.

O desenho da figura humana em adultos é mais um estudo de Iraí, que visa saber quais as características representadas nestes desenhos entre as pessoas normais. Normal neste caso, como esclarece Iraí, não é o perfeito, mas aquilo qu

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ