Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

11:49

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Laboratórios de referência

Laboratórios de referência

A Fiocruz possui 50 laboratórios e departamentos considerados centros de referência nacional ou internacional por instituições brasileiras e estrangeiras. Fundamentais para as estratégias nacionais de saúde pública, esses centros são capazes de dar respostas imediatas a problemas emergenciais, como epidemias ou novas doenças.

Os laboratórios de referência realizam procedimentos de alta complexidade, para complementação diagnóstica e controle de qualidade analítica de toda a rede. A análise de amostras enviadas por outros laboratórios, hospitais, clínicas e unidades de saúde de todo o país para confirmação de diagnósticos é uma de suas atividades primordiais. Além disso, promovem capacitação de recursos humanos em áreas de interesse ao desenvolvimento da credibilidade e confiabilidade laboratorial, estimulando parcerias que visam à melhoria da qualidade dos diagnósticos.

Para garantir maior eficácia, qualidade e segurança ao processo de recebimento e análise de amostras, diversas ações para o aprimoramento desses laboratórios vêm sendo desenvolvidas pela Fiocruz. Uma delas é o estabelecimento da Central de Recebimento de Amostras, instalada no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Nesse espaço é recebido todo e qualquer material biológico enviado ao campus de Manguinhos, que concentra uma grande parte dos laboratórios de referência da Fiocruz no Rio de Janeiro. O sistema será também aplicado nos laboratórios de referência das unidades localizadas em outros estados.

Outra ação a destacar é o Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Em fase de implantação na Fundação, ele já é utilizado pelos laboratórios de referência em leptospiroses, em dengue e febre amarela e em hidatidoses. O processo de capacitação e adequação para adesão ao sistema GAL inclui uma série de eventos, reuniões técnicas e grupos de trabalho.

Fonte: Fiocruz

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ