Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

20:27

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Ciência » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Jornada Espacial reúne mais de 100 estudantes esta semana

 Jornada Espacial reúne mais de 100 estudantes esta semana

Com o objetivo de formar uma geração mais conectada à astronomia e à astronáutica, 120 estudantes e professores de várias regiões do país participam até sexta-feira (21), em São José dos Campos (SP), da Jornada Espacial.

O evento, aberto neste domingo, é organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em conjunto com o AEB Escola, projeto pedagógico da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Os jovens foram selecionados a partir do desempenho nas questões de Astronáutica da prova da 17ª OBA, que neste ano teve a participação de 772.257 alunos dos ensinos fundamental e médio de quase nove mil escolas públicas e particulares de todos os estados.

Segundo o coordenador nacional da OBA, o professor João Batista Garcia Canalle, a jornada será uma “grande aula de ciências espaciais”, na qual os estudantes receberão mais informações e conhecerão curiosidades dessas disciplinas, além de saber mais sobre o programa espacial brasileiro.

Atividades – Palestras de astrônomos, pesquisadores e engenheiros integram a programação, com temáticas que abordam, por exemplo, o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e das plataformas espaciais e como são realizados os processos de transmissão por satélites. Há também uma oficina de construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet.

Os estudantes e seus professores ainda conhecerão diversas instalações, entre elas, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Observatório Astronômico, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

A OBA abrirá inscrição a partir de janeiro de 2015. A prova será em 15 de maio. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participar das jornadas Espacial e de Foguetes.

Fonte: OBA Foto: Divulgação/OBA

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ