Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

20:31

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Meio Ambiente » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Instituições firmam acordo em projeto de monitoramento de queimadas

 Instituições firmam acordo em projeto de monitoramento de queimadas

Dirigentes do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra, na sigla em inglês) do Reino Unido estiveram a semana passada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

O objetivo da visita foi o de acompanhar a execução do Programa de Cooperação com o Brasil e o Banco Mundial para a Redução do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado Brasileiro (Programa Cerrado).

O governo do Reino Unido doou 10 milhões de libras esterlinas (aproximadamente R$ 46 milhões) a essa iniciativa.

Na oportunidade, a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), representada pelo seu presidente, Luiz Carlos Moura Miranda, e o Inpe, representado pelo seu diretor, Leonel Perondi, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a viabilização do projeto de desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento e uso do fogo.

O Programa Cerrado apoia a implementação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado, um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima, e tem um componente de cadastramento ambiental de imóveis rurais e outro de prevenção e combate a incêndios florestais.

Considerando a expertise do Inpe e da Funcate, o Programa buscou a parceria dessas instituições para a execução de uma das ações estratégicas no componente de redução de queimadas no Cerrado – a plataforma de monitoramento e uso do fogo.

Fonte: Funcate

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ