Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

17:17

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Hospital de Força Aérea do Galeão realiza tratamento inédito de coração em hospitais militares do Brasil

Hospital de Força Aérea do Galeão realiza tratamento inédito de coração em hospitais militares do Brasil

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) realizou pela primeira vez em um hospital militar do País a inserção de um cateter denominado MitraClip no coração de paciente com insuficiência da válvula mitral. Essa técnica não invasiva, adotada recentemente por países como Alemanha, Canadá, Itália e Estados Unidos, representa uma alternativa para pacientes cujos casos de intervenção cirúrgica têm risco muito elevado ou proibitivo, com significativa melhora na expectativa e na qualidade de vida dos enfermos.

O tratamento foi realizado no setor de Hemodinâmica do HFAG, com o suporte do médico italiano, Fausto Castriota. O paciente, militar da reserva de 77 anos, é diabético, portador de doença obstrutiva coronariana, com histórico de cirurgia cardíaca, além de apresentar insuficiência renal em tratamento clínico e anemia. Somente neste ano, foi internado duas vezes, sendo uma delas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Após a implantação do MitraClip, o paciente evoluiu satisfatoriamente no pós-operatório e teve alta hospitalar cinco dias depois da internação, realizada em novembro.

“O tratamento convencional consistia na cirurgia cardíaca, contraindicada para pacientes com risco cirúrgico elevado ou proibitivo. Com o procedimento via instalação do Mitraclip por meio de cateter, inauguramos uma nova possibilidade de tratamento aos cardiopatas mais debilitados que, além da saúde, têm de volta a oportunidade de realizarem as tarefas diárias, com significativo impacto na qualidade de vida e na autoestima”, explicou o diretor do HFAG, brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky.

O acompanhamento médico mostrou que o paciente está sem os s mas da doença no desempenho de atividades consideradas leves a moderadas como caminhadas, direção de veículos e jardinagem, por exemplo. “Além desses benefícios, a utilização de Mitraclip reduz, significativamente, o número de internações e seus custos correlatos”, concluiu o brigadeiro Walter.

A iniciativa de realizar o procedimento começou quando o chefe do Serviço de Hemodinâmica do HFAG, capitão médico Estêvão Martins, esteve em março no Maria Cecília Hospital - na Itália - onde acompanhou o implante do dispositivo em dois pacientes, com bons resultados. No Brasil, a equipe multidisciplinar do HFAG (Cardiologia, Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca) identificou o paciente que se encaixava nas condições para realizar o procedimento.


Fonte: Com informações da Força Aérea Brasileira

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ