Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

14:46

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Governo Federal abre crédito para aquisição de viaturas e produtos de defesa para o Exército

Governo Federal abre crédito para aquisição de viaturas e produtos de defesa para o Exército

Medida Provisória nº 572 atende ao Projeto Apoio a Comunidades Afetadas por Desastres ou Calamidades. Visa adotar o Comando Militar do Nordeste com viaturas e equipamentos que permitirão reforçar o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro (Operação Pipa), que é conduzido pelo Exército Brasileiro em convênio com o Ministério da Integração Nacional. Do total de 381 milhões de reais descentralizados, cerca de 309 milhões serão destinados à aquisição de aproximadamente 1.200 (mil e duzentas) viaturas, além de equipamentos, como reservatórios flexíveis para armazenamento de água, e adequação de postos centrais de abastecimento de combustível. O restante do valor será destinado à capacitação de recursos humanos, manutenção de viaturas e equipamentos, bem como ao pagamento de despesas decorrentes.

O crédito extraordinário aberto por meio da Medida Provisória nº 573, da ordem de 1 bilhão e 327 milhões de reais, atende aos projetos estratégicos Recuperação da Capacidade Operacional, Sistema ASTROS 2020 e Família de Blindados Médios de Rodas GUARANI. Deste total, 996 milhões foram destinados à aquisição de 2.000 (duas mil) viaturas de cinco toneladas e cerca de 1200 (mil e duzentas) viaturas de tonelagens diversas; 166 milhões de reais serão utilizados na pesquisa do míssil tático de 300 km, na pesquisa do foguete guiado, na modernização de viaturas do Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (6º GLMF) e na aquisição de novas viaturas para o sistema ASTROS, a fim de se constituir um novo GLMF em Formosa (GO); e 164 milhões de reais na compra de 48 (quarenta e oito) VBTP GUARANI.

Com a descentralização desses novos recursos, o Exército recupera parcela de sua capacidade de mobilidade operacional, ficando em melhores condições de atender as suas missões constitucionais.

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ