Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

18:36

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Gabinete do Comandante do Exército promove o VI Simpósio de Integração Jurídica

Gabinete do Comandante do Exército promove o VI Simpósio de Integração Jurídica

O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, recebeu o Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Desembargador Federal Reis Friede, que ministrou a aula inaugural do VI Simpósio de Integração Jurídica com o tema “O Judiciário no Século XXI e seu relacionamento com o Exército”.

Esse Simpósio tem como objetivo principal a integração dos membros de apoio para assuntos jurídicos no âmbito do Exército Brasileiro e transcorrerá, durante toda a semana, no Quartel-General do Exército e no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

Em seu discurso de abertura, o General Villas Bôas declarou sua satisfação em receber o magistrado: “Na atual concepção de Defesa, toda a sociedade é convidada a pensar e a interagir sobre este tema. Para nós, todas as vezes que recebemos integrantes de outros setores da sociedade para debatermos sobre esse assunto é motivo de alegria. Com isso, fica mais forte a Defesa do País”.

O Comandante do Exército aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas, também, aos palestrantes e aos assessores de apoio para Assuntos Jurídicos do Exército, representantes de todos os Comandos Militares de Área, a uma assessora da Marinha do Brasil, a dois assessores da Força Aérea Brasileira.

No início do evento, o Dr Reis Friede fez uma descrição sobre a evolução do Poder Judiciário no Brasil, desde a Constituição Federal de 1824 até as constituições republicanas. Destacou a importância do Judiciário na manutenção do Estado Democrático de Direito e de sua função como promotor de Serviço Público Judiciário. Esclareceu o público presente sobre a instância do Poder Legislativo que regula o Direito e sobre a função interpretativa dos juízes.

Ao final da exposição, o Desembargador deixou uma mensagem aos seus colegas advogados: “Como vocês sabem, o juiz decide à luz das leis, mas age e interpreta com base em teses apresentadas pelos advogados. Sejam guerreiros! Estabeleçam boas teses e recorram em todas as instâncias. Defendam, com ardor, as suas instituições”.

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ