Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

23:04

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Marinha » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Forças Armadas utilizam jogo entre América e ABC para testar Sistemas de Defesa

Forças Armadas utilizam jogo entre América e ABC para testar Sistemas de Defesa

A Coordenação de Defesa de Área (CDA) – Natal, sob a chefia do Comandante do 3ºDistrito Naval, Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda, utilizou o jogo teste entre as equipes do ABC e do América para verificar o funcionamento dos sistemas de defesa que serão utilizados durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.

O aparato de defesa, composto por sofisticada tecnologia da informação, viaturas, motocicletas e pessoal altamente qualificado, foi guarnecido desde o início da tarde, do dia 3 de maio, e permaneceu ativo até o encerramento do jogo e dispersão das torcidas.

O CDA é composto, nesta oportunidade, por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, bem como representantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), que trabalham em conjunto testando a interoperabilidade entre os órgãos envolvidos, por meio de verificação do sistema de comunicação, monitoramento das vias e comboios dos protagonistas do jogo até o estádio.

O monitoramento foi feito por vigilância das câmeras da cidade e os comboios através de viaturas e motocicletas da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da SEMOB.

De acordo com o Almirante Miranda, esta interação só foi possível graças ao excelente relacionamento entre as Forças Armadas e os órgãos de Segurança Pública, que disponibilizaram o sinal das suas câmeras para o CDA, permitindo o acompanhamento a longa distância, com a participação de viaturas e motocicletas para a realização dos comboios.

Também estiveram presentes, no Centro de Comando e Controle do Comando do 3º Distrito Naval, representantes do Ministério da Defesa.

A atuação se deu no próprio Centro de Coordenação; no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR); nos arredores e no interior da Arena das Dunas; e nas vias da cidade.

O Comandante de Defesa de Área considerou que todos os objetivos do teste foram alcançados e salientou que para os jogos da Copa do Mundo haverá um aparato de segurança muito superior ao utilizado, pois contará com a presença de efetivos de outros estados, como os Batalhões do Exército, sediados na Paraíba, e com os Navios de Guerra e tropas especiais da Marinha, procedentes do Rio de Janeiro.

Fonte: Marinha

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ