Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

11:42

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Aeronáutica » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Força Aérea - Educação Olimpíada de História e Aeronáutica mobiliza cadetes da AFA

Força Aérea - Educação Olimpíada de História e Aeronáutica mobiliza cadetes da AFA

Pelo segundo ano consecutivo, os cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) participaram da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica, promovida pela instituição.

Os alunos encararam uma maratona que envolveu uma prova escrita de múltipla escolha, composta por 60 questões, baterias de quiz, apresentação sobre temas relativos à história e um desafio envolvendo charadas e monumentos da própria AFA. Foram respondidas mais de 140 questões que abrangeram assuntos de história militar da Antiguidade até a Idade Contemporânea e tópicos de cultura aeronáutica.

O Coronel da reserva Claudio Passos Calaza, que atua na Divisão de Ensino da Academia e é um dos organizadores da Olimpíada, explica que os objetivos da atividade são promover a história entre os cadetes e valorizar esse tipo de conhecimento para a formação dos futuros líderes militar. "A Olimpíada é uma atividade extracurricular que estimula os alunos a buscar leituras complementares e potencializa a autonomia didática na formação dos cadetes", afirma o Coronel Calaza.

A equipe campeã, denominada Coronel John Boyd em homenagem ao piloto e estrategista militar norte-americano, venceu na última rodada de perguntas da Olimpíada. O tema versava sobre as causas da derrota dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

Segundo o cadete Bunchaft, do 3º Esquadrão, um dos membros da equipe, esse tipo de iniciativa serve como pontapé inicial para que os cadetes procurem aprofundar seus conhecimentos em assuntos importantes e que não se esgotam naquilo que é passado em sala de aula. Ele destaca que o planejamento e o interesse em buscar sempre mais informações foram importantes para o bom desempenho da equipe. "Antes de sairmos para as férias de inverno, elencamos assuntos passíveis de serem cobrados e dividimos os tópicos entre nós. Eu me interesso muito por guerras da história antiga, como a do Peloponeso, e também aquelas do período moderno, pois envolvem aviação", explica o cadete.

As equipes que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares receberam medalhas e livros didáticos.

Fonte: AFA/Agência Força Aérea

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ