Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

17:27

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Ciência » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Fiocruz- Programas de incentivo

Fiocruz- Programas de incentivo

O desenvolvimento de pesquisas científicas na Fiocruz é impulsionado por programas de financiamento, que articulam investimentos por meio da publicação de editais e do estabelecimento de parcerias em diferentes formatos e com objetivos diversos, sempre alinhados às prioridades do Ministério da Saúde e do SUS. O Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP) e o Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS) são duas das iniciativas neste contexto. Há, ainda, ações como o Provoc, que oferecem aos alunos de ensino médio a vivência de ambientes de pesquisa e o desenvolvimento de projetos tecnológicos.

PDTSP e PDTIS

Complementares, o PDTSP e o PDTIS abarcam toda a diversidade de projetos de pesquisa desenvolvidos na Fiocruz. O PDTSP proporciona o apoio à inovação tecnológica no campo da saúde pública, entendendo a atividade como a transformação de ideias em produtos, processos e abordagens tecnologicamente inovadores ou significativamente aprimorados, com impacto direto na geração de soluções para as necessidades de saúde da população brasileira. O PDTIS, por outro lado, induz, fomenta e articula o desenvolvimento tecnológico e promove a multidisciplinaridade, por meio de redes cooperativas, com vistas à geração de produtos, processos e serviços com impacto direto para a saúde pública brasileira.

PDTIS
Informações: 3885-1697/ 3865-1695
E-mail:
pdtis@fiocruz.br
PDTSP
Informações: (21)3885-1891
E-mail:
pdtsp@fiocruz.br
Provoc

Criado em 1986 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o Programa de Vocação Científica (Provoc) incentiva e apoia estudantes a desenvolver pesquisas em saúde nas áreas Biomédica, Saúde Pública, História e Filosofia da Ciência. O programa compreende duas etapas: a Iniciação, com duração de um ano, na qual os alunos participam de diferentes atividades de pesquisa científica, familiarizando-se com a dinâmica atual da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos nas diversas áreas; e a Avançada, com duração de 20 meses, que é opcional para os alunos provindos da etapa anterior e que envolve a elaboração de um plano de trabalho em que as questões identificadas na primeira etapa são aprofundadas e discutidas.

Nestes 26 anos de existência, o Provoc já formou 2 mil estudantes de diversas instituições públicas de ensino que firmaram convênio, acordos de cooperação técnica ou termos de compromisso com a EPSJV. Em 2011, a Escola também fechou parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), podendo assim conceder bolsas aos alunos que passarem por processo seletivo, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM).

Mais informações: (21) 3865-9738, 3865-9740 ou 3865-9741
E-mail: provoc@fiocruz.br

Fonte: Fiocruz

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ