Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

14:23

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Farmanguinhos vai produzir medicamento para tratamento do mal de Parkinson

Farmanguinhos vai produzir medicamento para tratamento do mal de Parkinson

Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) obtém licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir o medicamento dicloridrato de pramipexol, utilizado no tratamento da doença de Parkinson. O Pramipexol faz parte da lista Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), elaborada pelo Ministério da Saúde, e que inclui medicamentos considerados estratégicos para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A perpectiva é de que ao final do processo de transferência de tecnologia, que levará cerca de cinco anos, o medicamento seja distribuído gratuitamente pelo SUS, em postos de saúde ou na Farmácia Popular.

A produção nacional do Pramipexol é fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre Farmaguinhos e o laboratório alemão Boehringer-Ingelheim, firmada em novembro de 2011.

O processo de transferência de tecnologia prevê três etapas: nos primeiros três anos, o medicamento já chegará aos pontos de distribuição com o selo de Farmanguinhos, mas ainda será produzido pelo laboratório alemão, enquanto os pesquisadores brasileiros passarão por treinamentos e capacitações; faltando dois anos para o término do contrato, Farmanguinhos produzirá 50% da demanda nacional; e, ao final dos cinco anos, a unidade terá domínio total do conhecimento para produzir de forma autônoma.

Fonte: Farmanguinhos/Fiocruz

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ