Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

18:24

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Cidadania » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - FAB transporta rondonistas para operação do Projeto Rondon

FAB transporta rondonistas para operação do Projeto Rondon

Um grupo de 18 rondonistas partiu da Base Aérea de Brasília com destino à cidade de Natal. Eles irão participar da Operação “Forte dos Reis Magos”, do Projeto Rondon, que começa no próximo sábado, no Rio Grande do Norte. Estudantes e professores da Universidade Católica de Brasília, integrantes da comitiva do programa e militares do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica uniram-se à equipe da UEMS do Mato Grosso do Sul que veio em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), o Projeto Rondon é uma ação governamental que soma esforços com autoridades municipais e lideranças comunitárias para contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No período de 8 a 24 de julho, o grupo, junto a universitários de outros estados brasileiros, participa da Operação “Forte dos Reis Magos”, que acontece em dez municípios no Rio Grande do Norte. “Mais uma vez, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas estão engajados no período das férias escolares para o cumprimento desse projeto que tanto nos enriquece”, declarou o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, brigadeiro Ricardo Machado Vieira.

Irão participar da “Forte dos Reis Magos” 210 estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior (IES), além de militares do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada e outros órgãos. As equipes vão trabalhar com oficinas de diferentes áreas do conhecimento divididas por conjuntos: Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Saúde; Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho; e Conjunto “C” – Comunicação Social.

Para o brigadeiro Machado, o trabalho com o projeto Rondon tornou-se uma tradição para o MD. “Neste ano, resgatamos a participação da Força Aérea apoiando os nossos universitários, bem como contamos com o apoio do Exército e da Marinha”, ressaltou.

Pela primeira vez no projeto, a aluna do 6⁰ semestre de Comunicação Social- Jornalismo, da Universidade Católica de Brasília (UCB), Catarina Barroso Loiola, segue com a expectativa de voltar com uma visão diferente de mundo. “Além de passar conhecimento, espero chegar às cidades e receber um pouco da experiência de vida deles também”, disse.

Indo pela sexta vez para o Rondon, a professora do curso de Farmácia da UCB, Helen Cristina Vieira de Freitas, ressalta que a expectativa sempre se renova a cada Operação. Ela irá coordenar uma equipe que atuará em oito escolas, sendo metade delas da área urbana e a outra parte da área rural. “Os alunos que vão para o Projeto Rondon têm a oportunidade de trabalhar em equipe, conviver com comunidades e com o poder público e também conhecer de perto a logística militar”, observou.

A partir de 15 de julho, a Operação Itapemirim contemplará 10 municípios no estado do Espírito Santo. A ação também será composta por 210 rondonistas e terá a participação de 21 IES.

Fonte: Por Lane Barreto Assessoria de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ