Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

03:07

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Aeronáutica » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - FAB realiza com sucesso teste com motor do Veículo Lançador de Satélites

FAB realiza com sucesso teste com motor do Veículo Lançador de Satélites

O ensaio forneceu 75 parâmetros físicos que serão analisados pelos cientistas do Programa Espacial Brasileiro.
No alto de uma pedreira, em São José dos Campos, centenas de pessoas entre militares, cientistas, jornalistas e até o ministro da Defesa, Celso Amorim, testemunharam o mais recente passo no desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. O motor S43, estágio secundário do Veiculo Lançador de Satélites (VLS), foi acionado para um teste após uma contagem regressiva pontuada por expectativa.

O foguete, preso na bancada de testes do laboratório da Usina Coronel Abner, rugiu como um trovão surpreendendo até mesmo quem estava a mais de um quilometro de distância. Em pouco mais de um minuto, as sete toneladas de combustível sólido viraram uma coluna de fumaça, numa demonstração da força necessária para colocar um satélite na órbita terrestre.

O teste forneceu 75 parâmetros físicos que serão exaustivamente analisados pelos cientistas do Programa Espacial Brasileiro. As imagens, a vibração do conjunto, a velocidade da combustão, tudo passará por estudos minuciosos, para garantir o sucesso do programa. “Vamos estudar estes parâmetros para que tudo possa dar certo nas próximas etapas” disse o Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Esta nova etapa será o lançamento do primeiro e segundo estágios, que deve ocorrer pra valer no Centro de Lançamento de Alcântara, até o início de 2013. “O teste foi um sucesso e significa uma plena retomada no nosso programa espacial” disse o ministro Celso Amorim. “O Brasil é um país grande, que está presente em todos os foros internacionais, não pode deixar de ter também esse avanço”, afirmou.

O ministro visitou as instalações do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e, acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, conheceu o foguete de sondagem VSB-30.

Fonte: FAB

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ