Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

13:48

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Exército Brasileiro combate crimes transfronteiriços

Exército Brasileiro combate crimes transfronteiriços

Exército Brasileiro participa, desde o dia 22 de julho, da Operação Ágata IX com os objetivos de combater os crimes transfronteiriços e de intensificar a presença do Estado na região de fronteira. Nessa edição, um diferencial é a utilização de parte dos equipamentos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON), cujo projeto piloto está implantado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), em Dourados, Mato Grosso do Sul, um dos estados de atuação da Ágata IX.

O uso desses meios de vigilância mais modernos é uma oportunidade de confirmar a eficácia da tecnologia empregada pelo Exército. Um exemplo é o radar de vigilância terrestre, uma ferramenta importante no auxílio ao trabalho nos Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE). O equipamento é capaz de detectar movimentos em um raio de até 20 quilômetros. O desencadeamento das atividades na 4ª Brigada, com a utilização de parte dos equipamentos do SISFRON, foi observado por militares das Nações Amigas (Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, Portugal e Estados Unidos da América), que visitaram a região no dia 23 de julho. O Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Araken de Albuquerque, também verificou de perto o andamento das ações na área da 4ª Bda C Mec.

Além de Mato Grosso do Sul, a Ágata IX envolve ainda os Estados de Rondônia, Mato Grosso e Paraná, em uma extensão de 4045 quilômetros de fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai. Aproximadamente 11 mil militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira participam da Operação do Ministério da Defesa, em conjunto com órgãos de segurança pública e agências federais e estaduais.

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ