Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

08:41

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Marinha » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Escola de Guerra Naval promove 1º Seminário de 2015 do Centro de Estudos Político

Escola de Guerra Naval promove 1º Seminário de 2015 do Centro de Estudos Político

Foi realizado no auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, o 1º Seminário do Centro de Estudos Político-Estratégicos (CEPE) de 2015. Intitulado "A guerra do amanhã: tecnologia, estratégia e uso da força no ambiente marinho", o evento abordou a influência das novas tecnologias no pensamento estratégico e no planejamento de forças em longo prazo.

O Seminário contou com três conferências. A primeira, do Professor e Pesquisador do CEPE, Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1) William de Sousa Moreira, explorou as relações entre "Estratégia, tecnologia e aquisições de defesa"; a segunda, proferida pelo Diretor do Instituto Pandiá Calógeras, Antonio Jorge Ramalho, abordou as "Guerras do futuro e desafios para países emergentes"; e na terceira, o Diretor do Instituto de Pesquisas da Marinha, Contra-Almirante Humberto Moraes Ruivo, discorreu sobre o tema "Ciência, tecnologia e futuro: desafios para a MB".

Também, foi realizado um workshop temático com três grupos de trabalho formados por especialistas de diferentes áreas e Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM). Foram discutidas questões relativas aos temas: "Novas armas no ambiente marinho: mitos e possibilidades"; "As plataformas clássicas e o tempo: resiliência ou obsolescência num horizonte de 20 anos"; e "Armas e plataformas em ambiente marinho".

Fonte: Marinha

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ